A deputada Ivana Bastos participou nesta quarta-feira (11), de uma ampla discussão sobre os 50 anos da Pedagogia da Alternância no Brasil e o trabalho que Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s) e as Casas Familiares Rurais brasileiras (CFR’s) desenvolvem na perspectiva da formação integral de adolescentes e jovens do campo.
O evento idealizado pelas deputadas Neusa Cadore e Fátima Nunes, reuniu no auditório Jornalista Jorge Calmon, da Assembleia Legislativa da Bahia, homens e mulheres do campo, educadores, lideranças, parlamentares e representantes de governo.
Ainda durante o encontro foi realizada uma homenagem à Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA) no município de Riacho de Santana, pelos 40 anos completado no último dia 4 de setembro. A Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), também foi homegeada pelos 25 anos de existência. As Escolas atuam em diversos Territórios de Identidade da Bahia e abrangem mais de 3 mil alunos.
A deputada Ivana Bastos que tem como uma das principais bandeiras do mandato a busca pela melhoria da vida de homens e mulheres da zona rural, destacou sobre a importância da associação como referência na preservação da identidade do campo, através da articulação entre os saberes acadêmicos e os saberes relacionados à pratica agrícola.
Para Ivana a Aecofaba desenvolve um trabalho grandioso com o objetivo levar conhecimento aos pequenos produtores rurais e a seus filhos, em prol do fortalecimento da agricultura familiar. “Parabéns a essa grande escola do campo, que sempre soube adotar uma metodologia específica para atender o público camponês, incentivando as organizações do povo na luta pelos seus direitos buscando melhores condições de vida”, enfatizou