“Mais uma valiosa oportunidade de colher contribuições que serão adicionadas ao nosso plano nacional de enfrentamento a temas tão urgentes na nossa sociedade”, expressou a deputada e Secretaria Geral da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Ivana Bastos, após participar da 4º edição do Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania, promovido pela entidade, no Rio de Janeiro, que debateu temas como suicídio; segurança pública; automutilação e violência contra a mulher.
O encontro realizado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, reuniu na última sexta-feira (20), especialistas, técnicos e parlamentares de diversas localidades do país. A caravana da Unale além da região sudeste, também já realizou encontros regionais em Brasília, Manaus, Santa Catarina, e finalizará o processo de debate em um encontro no Nordeste, em Pernambuco.
As principais propostas colhidas nesses cinco encontros serão entregues à Fundação Getúlio Vargas (FGV), que desenvolverá uma política pública sobre os temas, a ser implementada nacionalmente.
23ª Conferência Nacional da Unale
O produto final desse processo construtivo será apreciado neste maior encontro de parlamentares da América Latina, que este ano acontecerá na Bahia, entre os 20,21 e 22 de novembro. No Estado, o material será intensificado e já compilado será entregue à FGV. “Temos trabalhado com afinco junto à Unale para receber esse importante evento de troca de experiências e fortalecimento das ações do legislativo para benefício da população”, defendeu Ivana.
Ivana disse também que esses encontros regionais são importantes para oferecer um plano de enfrentamento a temas que precisam de políticas mais intensas. “E a Unale tem exercido esse trabalho com muita maestria exercendo o papel da defesa coletiva de temas estratégicos e na busca por fortalecer o trabalho em todas as Assembleias do país”, enfatizou.