Notícias
Notícias
Notícias

Ivana quer prorrogar ICMS para pequenos empreendedores

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

Ivana quer prorrogar ICMS para pequenos empreendedores

Devido a crise de saúde pública enfrentada pelo mundo com o Covid-19, a deputada Ivana Bastos apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Projeto de Lei 23.795/2020, que estabelece a prorrogação dos prazos para recolhimento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação; bem como altera o prazo de entrega das obrigações acessórias nos meses de março, abril e maio do ano de 2020.

 

No texto, a parlamentar estabelece que a prorrogação dos prazos para recolhimento do ICMS abrange os contribuintes que possuem inscrição estadual junto à SEFAZ-BA ou pelo Simples Nacional, independentemente de seu segmento, que se enquadrem como Microempresas (ME) ou Empresas de pequeno porte (EPP); bem como os Microempreendedores (MEI).

 

Segundo a parlamentar, a Bahia vive estado de calamidade pública, com efeitos até 31 de dezembro de 2020, e tal situação decorre do cenário atual em que se encontra o estado devido à pandemia do novo coronavírus. "Evidente que teremos impactos na sociedade que vão muito além da questão de saúde pública, afetando diretamente a economia como um todo, com redução das atividades de produção, transporte, consumo e serviço", explicou.

 

Para Ivana é importante também otimizar medidas que possam evitar colapsos nas atividades econômicas . A sugestão da parlamentar é que o pagamento das competências de março ocorra em  outubro de 2020; já o de abril em novembro e consequentemente o de maio em dezembro.

 

Considerando as medidas já adotadas no âmbito do Governo Federal, a qual prorroga o prazo de recolhimento dos impostos de empresas inscritas no Simples Nacional, nos tributos de competência da união, Ivana afirma que é necessária adoção das medidas no estado, pois os contribuintes não conseguirão realizar a coleta e apuração das informações decorrentes das operações.

 

“O adiamento é imprescindível para que os profissionais da contabilidade consigam tempo e informações para realizarem os seus serviços. Assim como essas medidas de proteção aos contribuintes visam a manutenção de empresas e respectivos empregos", defendeu Ivana.

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital