Durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, o governador Rui Costa sancionou, nesta quarta-feira (29), o Projeto de Lei 23.848/2020 de autoria da deputada Ivana Bastos e do deputado Fabrício Falcão que torna obrigatório o uso de máscaras protetivas nos municípios da Bahia em que estão sob estado de calamidade pública, assim como naqueles em que foram registrados casos da Covid-19.
O item de proteção deve ser utilizado nos ambientes externos, nas ruas, no ambiente de trabalho, no trânsito, ou seja, em todos os locais.
"De forma célere, o nosso governador sancionou a nossa lei por ser mais uma importante medida para barrar o contágio do coronavírus. Usar máscaras é salvar vidas. É fundamental que a população adote essa atitude para protegermos uns aos outros", ressaltou Ivana Bastos.
A deputada destacou ainda a união do parlamento baiano no combate ao coronavírus. "Quando apresentamos o projeto, os deputados prontamente defenderam a ideia, fizerem grandes contribuições, dispensamos formalidades e aprovamos a matéria por unanimidade. Todo parlamento lutando por uma só causa: vencer a pandemia do Coronavírus.
Dados revelam que se um portador do vírus, mesmo que assintomático, que não esteja fazendo o uso da máscara, ele tem 70% de chances de contagiar outra pessoa. Mas se as duas pessoas usam máscara, mesmo que uma delas esteja com o vírus, e não apresente sintomas, a probabilidade de contágio cai para apenas 1,5%.