Ivana quer instalação de câmara de descontaminação em unidades de saúde
Fonte:
Como forma de garantir a proteção dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, bem como evitar a proliferação do vírus, a deputada Ivana Bastos indicou ao governador Rui Costa, e em especial ao secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, a adoção de medidas para instalar nas unidades de saúde, destinadas ao combate da Covid-19, uma câmara de descontaminação de profissionais da área.
Segundo a parlamentar, o uso da tecnologia visa preservar a saúde e oferecer condições dignas de trabalho para quem atua diretamente nos hospitais e sentem os efeitos da pandemia. "Nosso objetivo é evitar a contaminação desses profissionais, já que 54% das infecções nesses casos ocorrem não no contato do profissional com o paciente, mas sim quando ele vai se desparamentar", contou Ivana Bastos.
Na proposição, a deputada relata que recentemente e de forma pioneira, o governo do estado viabilizou no hospital de campanha em Salvador, a instalação da primeira câmara de descontaminação de profissionais de saúde. O equipamento utiliza uma solução de hipoclorito, uma mistura de água com água sanitária. "Sugiro que o governador faça o mesmo nas outras unidades de saúde, seja fazendo a descontaminação por meio de solução de hipoclorito ou outra que a administração estadual julgar adequada e conveniente", pontua a parlamentar.
“A implantação da medida por todas as unidades de saúde vai resguardar o trabalhador, garantindo o aumento da segurança e uma maior tranquilidade para seguir na luta de salvar vidas. A desinfecção vai colaborar, principalmente no momento de saída desses profissionais para não estar em contaminação nem com os familiares, nem com as pessoas nas ruas, até chegar em suas residências”, defendeu Ivana Bastos.