Grande defensora das obras da Fiol, do Porto Sul e dos projetos da Bahia Mineração (Bamin), a deputada Ivana Bastos comemorou a notícia de que a Bamin iniciou uma operação em pequena escala na mina Pedra de Ferro, em Caetité, que deverá movimentar 800 mil toneladas de minério de ferro por ano e gerar 300 empregos diretos. A mineradora também assinou a ordem de serviço, na semana passada, para início da primeira fase das obras de execução para a implantação do Porto Sul, em Ilhéus. Ao todo serão gerados 1,5 mil novos empregos diretos e indiretos.
“Em meio aos fortes impactos da pandemia do novo coronavírus, temos essas notícias que chegam e nos enchem de alegria. Além de vermos esses projetos de grande relevância para a Bahia se tornando realidade, os quais eu acredito e tenho trabalhado há mais de 10 anos pelas suas concretizações; já podemos perceber os seus resultados positivos com a geração de mais de 1,5 mil empregos. São milhares de famílias que terão um meio digno de sustento. Esse passo nos traz à esperança de mais desenvolvimento, geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico do nosso estado”, destacou a deputada.
Operações da Bamin
A mineradora iniciou em pequena escala a produção de minério de ferro em Caetité. A produção inicial representa menos de 4,5% da produção de 18 milhões de toneladas/ano previstas quando o complexo logístico formado pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul estiverem concluídos e operando.
A previsão é de o primeiro embarque internacional da operação deverá acontecer pelo terminal portuário da Enseada, em Maragogipe, em novembro deste ano. O minério será transportado da mina em Caetité para o terminal de transbordo da Bamin, em Licínio de Almeida. Passada esta etapa, o minério segue pela linha férrea da FCA e de caminhões até o terminal portuário na Baía de Todos os Santos. A expectativa é de que a operação ocorra por pelo menos um ano, podendo se prolongar por até 6 anos, a depender das condições de mercado.
Porto Sul
Foi assinada a ordem de serviço para início da primeira fase das obras de execução para a implantação do Porto Sul, em Ilhéus. A partir do ato, a empreiteira contratada já pode iniciar a mobilização de pessoal e equipamentos para início das obras. Nesta fase, serão viabilizados a construção e desenvolvimento da estrutura do empreendimento, correspondem à construção de vias, instalação de sinalização, pontes, implantação de rede elétrica e de água, entre outros.
Para as obras iniciais do porto, o investimento total é de cerca de R$ 188 milhões. A etapa vai gerar 400 empregos diretos no pico da implantação, com a expectativa de geração de outros 1.200 empregos indiretos.
A construção do Porto Sul, vai dotar o estado com mais um terminal portuário, bem como vai ampliar o corredor logístico da Bahia. O empreendimento fica a cargo do Governo do Estado e a Bahia Mineração, com o propósito de assegurar a saída de produtos como, minério de ferro, grãos do oeste. Além disso, o Porto Sul, será uma garantia para que a licitação da concessão da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) possa ser realizada pelo Governo Federal.