A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou na última terça-feira (15), a publicação do edital da subconcessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho ferroviário entre os municípios baianos de Ilhéus e Caetité. De acordo com o edital, o leilão está previsto para ocorrer em 8/04/21, em São Paulo (SP).
Satisfeita com a notícia, a deputada Ivana Bastos, grande incentivadora da concretização do empreendimento, destacou que o anúncio é uma resposta positiva para toda a espera e expectativa diante das obras da Fiol. “Temos um grande projeto de escoamento para o nosso estado que contempla a Fiol e o Porto Sul e, mesmo com todas as dificuldades, estamos vencendo cada fase dessas grandes obras. A aprovação do edital para a exploração e desenvolvimento desse trecho da Fiol é mais um passo muito importante para a conclusão das obras”, afirmou a parlamentar.
Licitação – De acordo com o edital, a licitação será na modalidade de concorrência com participação internacional, cujo critério de julgamento será o maior valor de outorga fixa. O valor decorrente da proposta deverá ser pago como condição para a assinatura do contrato, sendo R$ 32,7 milhões o lance mínimo requerido.