Notícias
Notícias
Notícias

Unale representará as Casas Legislativas em determinadas ações no STF

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

Unale representará as Casas Legislativas em determinadas ações no STF

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), foi admitida nesta quinta-feira (28), pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como amicus curiae (amigo da corte) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 424, na qual a entidade passa a ter legitimidade no STF para representar todas as Casas Legislativas nas ações de determinação de busca e apreensão nas sedes estaduais respectivas.

 

A conquista, que visa reforçar o cumprimento das normas constitucionais e a autonomia do Poder Legislativo Estadual, foi comemorada pela presidente da entidade, deputada estadual Ivana Bastos. "É uma grande vitória desta instituição. Seguimos trabalhando com o objetivo de cada vez mais assegurar o fortalecimento das Casas Legislativas, com foco no respeito, autonomia e defesa da democracia", afirmou a deputada.

 

Com apoio do Senado Federal na busca pelo reconhecimento como amicus curiae nesta ação, a entidade reitera, dentro do âmbito estadual e federal, que seja a plena harmonia entre os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo e a aplicabilidade da teoria de freios e contrapesos, mantendo assim a autonomia de cada Poder para exercer sua função dentro do que é determinado constitucionalmente.

 

Nesta ADPF, em específico, se analisa qual autoridade policial ou judicial está apta a realizar operações de busca e apreensão nas Assembleias seguindo pré-requisitos da Constituição Federal ou da Constituição Estadual. Também se discute o papel das polícias legislativas no cumprimento destas ordens.

 

Desta forma, com a admissibilidade da entidade perante o Supremo, a Unale está apta a contestar as referidas ações tendo em vista que as Constituições Estaduais estabelecem o foro por prerrogativa dos deputados estaduais perante os Tribunais de Justiça dos estados.

 

Esta é mais uma conquista para o Poder Legislativo Estadual e para a autonomia das Casas Legislativas, além de preservar a garantia da separação dos Poderes, do regime de imunidades do Poder Legislativo e também o aprimoramento da democracia representativa.

 

Histórico

 

Desde 2017, a entidade buscava esta legitimidade na ação ADPF 424, que teve como relator o ministro Ricardo Lewandowski.

 

Ressalta-se que a Unale já foi admitida como legítima representante do Parlamento Estadual perante o STF em outras ações como a que discutia o regime de previdência social dos deputados estaduais e as que tratavam das imunidades processuais dos parlamentares, no que dizia respeito à determinação de medidas cautelares arbitrárias. Sendo estas mesmas executadas pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, não estando em acordo com o determinado pelas normas constitucionais estaduais.

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital