Na última terça-feira (2), durante abertura dos trabalhos da 19â° legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia, o governador Rui Costa apresentou a sua mensagem anual ao Poder Legislativo. O chefe de estado fez um balanço das atividades, e anunciou boas notícias de investimentos, com ênfase nas ações de combate à Covid-19 e as ações para área da saúde.
O governador destacou prioridade para a área da saúde. Anunciou o funcionamento do Hospital Metropolitano; o novo Hospital Batista Carybé; as maternidades de Ilhéus, da Chapada e Camaçari; o Hospital Geral de Itaberaba; o Hospital Afrânio Peixoto, em Conquista; o Hospital do Câncer, em Caetité; UTIs de alta complexidade em Bom Jesus da Lapa; ampliação do Hospital do Oeste; Hospital Municipal de Luís Eduardo Magalhães; ampliação do Hospital de Ribeira do Pombal; ampliação do Hospital de Juazeiro; construção do hospital regional de Teixeira de Freitas; e um grande hospital de alta complexidade em Ortopedia, no Stiep, em Salvador.
Para a infraestrutura, Rui Costa, informou que já foram aplicados R$250 milhões no Fundo Garantidor para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. Para a educação, sinalizou o atendimento aos prefeitos para realizar obras “tamanho P” nas sedes e distritos municipais, e um plano para retorno às aulas, que será anunciado em conjunto com UPB e com a Comissão de Educação da ALBA.
Segundo a deputada Ivana Bastos, as boas novas trazidas pelo Governador, com destaque em grandes investimentos para a saúde, nos enche de orgulho e esperanças, em especial, nesse momento tão difícil ao qual atravessamos de combate à pandemia do coronavírus. “Rui Costa tem sido referência nas ações efetivas na guerra contra esse grande inimigo invisível. A sua atuação demonstra responsabilidade e compromisso em salvar vidas”, destacou.
Participaram da solenidade o primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Carlos Roberto Santos Araújo; o senador Angelo Coronel; a chefe do Ministério Público da Bahia, Norma Cavalcanti; o secretário particular do prefeito Bruno Reis, Igor Domingues; o comandante da VI Região Militar, general João Batista Leonel Filho; o comandante da Base Aérea de Salvador, coronel Ivan Karpischin; o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini; o chefe da Defensoria Pública da Bahia, Rafson Ximenes; o presidente do TCE, Gildásio Penedo; e o presidente do TCM, Plínio Carneiro.