Notícias
Notícias
Notícias

Comissão da Unale se reúne com a Anvisa para acompanhar liberação das vacinas

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

Comissão da Unale se reúne com a Anvisa para acompanhar liberação das vacinas

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), através da presidente deputada Ivana Bastos (PSD/BA), se reuniu ontem (16), de forma remota, com diretores da Anvisa e os membros da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacina (Conav), da entidade, para acompanhar o andamento da liberação das vacinas analisadas pela agência. 

 

"A Unale, por meio da Conav, está à disposição para promover e disseminar informações verídicas sobre as vacinas no Brasil. O objetivo dessa reunião foi coletar informações sobre a vacinação nos estados para assim, manter um diálogo constante com os órgãos de saúde estaduais, municipais e também com o governo’, ressaltou a presidente.

 

De acordo com a gestora da Segunda Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), drª Meiruze Freitas, quatro tipos de vacina seguem em análise na agência, sendo elas a Sputnik V/Russa, a AstraZeneca/Oxford, a Janssen/Johnson e a CoronaVac/Butantan, em caráter não emergencial. “É importante destacar que a Anvisa também já concedeu autorização para uso emergencial à vacina produzida na Índia, a Covishield e na semana passada aprovamos o registro da AstraZeneca, imunizante que será produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)”, disse.

 

“Todas as vacinas que o Ministério da Saúde tem adquirida são aprovadas pelo grupo Covax Facility, composto por mais de 180 países, liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e responsável por maximizar a chance de imunização completa das pessoas sendo o Instrumento de Acesso Global das Vacinas de covid-19’, acrescentou a diretora.

 

Atualmente, as principais vacinas que também estão em análise de liberação pela Anvisa são: Sputinik, Moderna, Johnson e Covaxin. A CoronaVac já foi liberada como uso emergencial e a Pfizer/BioNTech e Oxford já têm liberação para registro sanitário.

 

Explanado o processo pelo qual passa a vacina desde quando é apresentado o pedido de autorização à Anvisa até a fase final de certificação de validade e eficácia da mesma, o diretor da Quinta Diretoria da Anvisa, Alex Campos, destacou que os imunizantes propostos, depois de aprovados segundo requisitos preestabelecidos, são analisados criteriosamente pela agência, que tem como objetivo garantir a qualidade das vacinas para que sejam aplicadas na população. 

 

O presidente da Conav, deputado Rodrigo Delmasso (Podemos-DF), destacou a importância do trabalho técnico e da atuação rápida da Anvisa para a liberação das vacinas e questionou qual é a perspectiva para que tais imunizantes em análise possam começar a ser utilizados no Brasil. A agência alertou que se cumprido os critérios para autorização, o processo deve ser mais rápido do que esperado. 

 

Também esteve presente na reunião, o presidente da Comissão Especial para Avaliação dos Impactos da Pandemia da Covid-19 da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Angelo Almeida (PSB).

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital