Notícias
Notícias
Notícias

Instalação da Procuradoria da Mulher é pauta de reunião com o presidente da ALBA

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

Instalação da Procuradoria da Mulher é pauta de reunião com o presidente da ALBA

Em uma agenda solicitada pela deputada federal Lídice da Mata, a deputada Ivana Bastos, presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), e a deputada Fabíola Mansur, autora do Projeto de Resolução Nº 2.756/19, que visa a criação da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito da Casa Legislativa, se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes, na manhã desta quinta-feira (06).

Durante o encontro, as parlamentares destacaram a importância de colocar em votação da matéria que prevê, através da instalação da procuradoria, salvaguardar os direitos das mulheres assegurados pela Constituição do Estado da Bahia. “Com a implementação do projeto buscamos materializar mais uma organização que vai dar apoio à rede de proteção à mulher na Bahia”, ressaltou a proponente.

Segundo o texto, uma das finalidades da procuradoria é zelar pela participação mais efetiva das deputadas nos órgãos e nas atividades da Casa; bem como receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher, acompanhar programas nacionais, elaborar pesquisas sobre o tema, cooperar com organismos nacionais e internacionais na implementação de políticas para as mulheres, além de contribuir para aumentar a participação feminina na politica.

Para a relatora do projeto, deputada Ivana Bastos, a iniciativa é mais um passo para fomentar o trabalho em rede, estimular a participação feminina, além de ser um ato de respeito à sociedade e às parlamentares. “Como presidente da entidade que reúne todas as assembleias do país, dou as mãos às deputadas para lutar por mais essa ferramenta que amplia a luta pela igualdade de gênero nos espaços de decisão e o combate à violência contra a mulher”, pontuou Ivana Bastos

Já Lídice da Mata, procuradora adjunta do órgão na Câmara Federal, ressaltou que uma das suas missões é instalar Procuradorias Especiais da Mulher nas Assembleias Legislativas. “Esse é um espaço que dá visibilidade e atuação às mulheres deputadas, além de ser um local de acolhimento da luta das mulheres na sociedade. Temos na procuradoria uma interlocução grande com o sistema de justiça do país e recebemos a denúncias de violências contra a mulher, de discriminação de todos os tipos e de violência política”, explicou.

O órgão está em funcionamento na Câmara de Deputados, no Senado Federal e em outros Poderes Legislativos, e conta com uma estrutura constituída por uma procuradora, três procuradoras substitutas, além de psicólogos, assistentes sociais, advogados, entre outros profissionais.

Sensível à demanda, o presidente da Assembleia recebeu de forma positiva a solicitação e afirmou que dará os encaminhamentos necessários.

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital