Notícias
Notícias
Notícias

"Bahia se prepara para a revolução do 5G”, afirma Ivana Bastos após aprovação do PL 24.559/22 na CCJ

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!

Nesta terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 24.559/2022, de autoria da deputada Ivana Bastos, que "Institui o Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel no Estado da Bahia para viabilizar a chegada da tecnologia de quinta geração (5G)". O projeto representa um marco significativo para o desenvolvimento econômico e digital do estado.

A deputada Ivana Bastos enfatizou a importância da iniciativa ao destacar que: "estamos preparando a Bahia para a revolução do 5G, que não apenas transformará a maneira como nos conectamos, mas também impulsionará nossa economia digital”.

O projeto busca estimular a implementação das tecnologias de conectividade móvel de quarta e quinta geração (4G e 5G) em todo o estado, criando um ambiente propício para o florescimento da economia digital. Segundo o texto, a economia digital é caracterizada pelo uso intensivo de tecnologias de computação digital, incorporando a internet, dispositivos digitais e mídias digitais nos processos de produção, comercialização e prestação de serviços.

As principais finalidades do projeto incluem estimular a implantação dessas tecnologias para promover a economia digital e o desenvolvimento econômico, modernizar legislações municipais relacionadas à infraestrutura de telecomunicações, colaborar com os municípios para adequar suas normas locais às regulamentações estaduais e nacionais, simplificar e agilizar o processo de licenciamento de infraestruturas de telecomunicações, expandir a conectividade em áreas periféricas e no interior do estado, e promover parcerias com startups e empreendimentos digitais de comunidades periféricas.

A implantação do programa envolverá diversas medidas práticas, como a orientação aos municípios sobre a ocupação e uso do solo para infraestrutura de telecomunicações, a realização de eventos de divulgação dos benefícios da tecnologia 5G, debates envolvendo esferas federais, estaduais e municipais, fornecimento de suporte técnico, capacitação de gestores municipais, e a disponibilização de linhas de crédito e fomento às pesquisas relacionadas à tecnologia 5G.

Além disso, o programa sugere um texto-base para projeto de lei a ser apreciado pelos municípios, com o objetivo de modernizar as legislações locais relacionadas à implantação de infraestrutura de suporte para telecomunicações. O PL segue para aprovação no plenário da Assembleia Legislativa.

 

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2024. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital