
“Quando a Assembleia Legislativa reconhece o mérito de quem empreende com responsabilidade, nós educamos pelo exemplo: dizemos aos jovens que vale a pena estudar, inovar, cooperar; dizemos aos investidores que a Bahia é porto seguro para sonhos grandes; dizemos aos trabalhadores que a dignidade nasce onde há trabalho sério, regra clara e horizonte”. A afirmação, da presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, foi na sessão especial de entrega do título de Cidadão Baiano ao empresário Fabiano Borré.
A sessão aconteceu na manhã desta segunda-feira (18.08), no plenário da ALBA, proposta pelo deputado Tiago Correia (PSDB). “Conceder o título de Cidadão Baiano a Fabiano Borré é reconhecer um capítulo vivo da nossa história, a história de quem chegou, plantou, inovou e fez a Bahia florescer com trabalho, visão e afeto”, disse a presidente, ao saudar o parlamentar peessedebista pela iniciativa. “Ao deputado Tiago Correia, a nossa gratidão pela proposição luminosa”, falou.
Se definindo como “presidente chapadeira”, pelas expressivas votações que recebe nesta região da Bahia, Ivana Bastos lembrou que a trajetória da família Borré, vinda do Sul do País, começou com Ivo, pai de Fabiano, que encontrou a Chapada Diamantina – “joia rara no coração do nosso estado” e “chão abençoado”. Ivo Borré, falecido em 2021, também recebeu a Cidadania Baiana, em 2017, em sessão presidida pelo atual senador Angelo Coronel. “A semente que ele lançou continua germinando em frutos de prosperidade sob a condução de seu filho”, disse a presidente.
Ivana descreveu o crescimento da Fazenda Progresso, que começou com as culturas da batata e do café, “frutos de uma aposta visionária”, e, em seguida, com o café especial, que chegou até a mesa do Papa Francisco. “Foi ali que o (café) Latitude 13 levou o nome da Bahia a mercados exigentes” observou, assinalando que Fabiano iniciou uma nova revolução na Chapada com a vinícola UVVA, gerando emprego, renda e arrecadação. “É ICMS que fortalece os serviços públicos, é atividade econômica que anima o comércio local, é oportunidade que mantém gente boa na sua terra”, comemorou a presidente da ALBA.
MESA DA SESSÃO
Além da presidente Ivana Bastos, do empresário Fabiano Borré e do deputado Tiago Correia, compuseram a mesa da sessão especial o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacellar; o ex-governador Paulo Souto; o primeiro-secretário da Câmara Municipal de Salvador, vereador Claudio Tinoco; a prefeita de Mucugê, Ana Medrado; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Eduardo Sá; o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Joaci Góes; o presidente do Bahia Export, Roberto Oliva; e o vice-presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Felipe Queiroz.