A deputada Ivana Bastos representou a Comissão Especial da Ferrovia Oeste Leste e do Porto Sul, da Assembleia Legislativa da Bahia, na audiência pública sobre o projeto do Porto Sul, realizada no Centro de Convenções de Ilhéus, no último sábado, dia 29. O evento, promovido pelo Ibama, faz parte do processo para a emissão das licenças para a construção do porto.
A Comissão é presidida pela deputada Ivana Bastos, que abriu os trabalhos da Audiência Pública em Ilhéus com um plenário lotado por cerca de 4000 pessoas, destacando os aspectos importantes do Estudo de Impactos Ambientais do projeto.
“De acordo com o EIA, apenas 10% dos impactos negativos na região de Aritaguá, onde o governo pretende construir o porto, não são mitigáveis, ou seja, não são solucionáveis. Destes, somente 7% são considerados de grande importância”, destacou. A parlamentar também reafirmou a importância do Porto Sul para o andamento do projeto da Ferrovia Oeste Leste, que passará pela região de Guanambi, onde a deputada atua.
Para a parlamentar, com as garantias ambientais devidas asseguradas, como previsto no EIA/RIMA, não se pode negar o apoio as obras do Porto Sul e da Ferrovia Oeste Leste, permitindo ao sertão, a região Sul, e todas as demais regiões do estado desfrutar da construção de uma Bahia mais forte e competitiva.
“Esta Audiência Pública foi mais que um evento democrático, foi um motivo para que as futuras gerações daqui a 10, 20, 30 anos, olhem para trás e se orgulhem do resultado deste momento. Por isso eu também digo sim ao Porto Sul”, finalizou a presidente da Comissão.
Assentamento - No mesmo dia, pela manhã, os deputados Ivana Bastos, Maria del Carmen e Rosemberg Pinto, que compõem a Comissão, e mais a deputada Ângela Souza, estiveram no assentamento Bom Gosto para uma visita de reconhecimento logístico, já que o assentamento está localizado no centro do espaço previsto para a construção do Porto Sul.
Essa foi a primeira vez que um colegiado de qualquer parlamento visitou o local. A Comissão foi recebida pelo presidente do assentamento, Tales Vinícius Fonseca dos Santos, e por Aldenes Meira, líder do MLT, que apontaram as reivindicações da comunidade, caso eles tenham que ser deslocados de lá para outra localidade, por causa das obras do Porto Sul.
Na pauta de reivindicação está a doação de casas para cada uma das 71 famílias do Assentamento Bom Gosto, além de assistência técnica e assentamento em outra região rural, com 50 hectares, ou seja, local digno e que ofereça todas as condições de trabalho para as famílias.
Projetos Sociais– A Comissão também esteve com representantes da Bahia Mineração (BAMIN) e conheceram alguns dos projetos sociais desenvolvidos e apoiados pela empresa nas áreas que serão beneficiadas com o Porto Sul e com a Ferrovia Oeste Leste.
O Projeto Transformar, por exemplo, já tem beneficiado diversas localidades em Ilhéus, a exemplo de Retiro, Vila Olímpia, São Miguel e Ponta da Tulha, com incentivo nas áreas de artesanato, e produção de doces. Na região sudoeste, já foram beneficiadas regiões como Brejinhos das Ametistas, no município de Caetité, e a localidade de Guirapá, em Pindaí.
Também foi apresentado o projeto Minas de Talentos que oferece qualificação de mão-de-obra local para trabalhar nas obras. Somente na primeira etapa, já foram qualificadas cerca de 700 pessoas.
Rede Globo– Na contramão dos anseios da Bahia, a Rede Globo veiculou na edição do Jornal Nacional de sábado, dia 29, matéria que não retratou o verdadeiro posicionamento da opinião pública regional, muito menos o cenário das medidas de preservação do meio ambiente que vem sendo tomadas para a implantação do projeto do Porto Sul.
A matéria do Jornal Nacional deixa a entender de forma maliciosa que a população está dividida em relação à implantação do Porto Sul, em Ilhéus. Todas as pesquisas realizadas até agora apontam que cerca de 92% da população de Ilhéus aprova a chegada do Porto Sul na cidade, desmascarando a Rede Globo.
Prova disso, é que no dia anterior à audiência pública uma manifestação favorável ao Porto reuniu cerca de 500 pessoas no Centro de Ilhéus, enquanto a manifestação contrária reunia cinquenta pessoas em frente à Catedral da cidade. É válido informar que a família Marinho, dona da Rede Globo, tem propriedades na área próxima onde será construído o complexo portuário.
Confira fotos dos eventos na Galeria de Fotos.