A deputada Ivana Bastos afirmou, nessa terça-feira (18/06), que garantir a meia passagem para estudantes que utilizam embarcações que fazem travessia intermunicipal, a exemplo do Ferry Boat, é promover o desenvolvimento social.
A meia passagem nas embarcações é proposta no Projeto de Lei No 20.223/2013, de autoria da parlamentar, que já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
Para a parlamentar, a discussão não pode se resumir à lógica do mercado já que o transporte urbano tem papel estratégico no desenvolvimento social, haja visto as atuais manifestações realizadas em várias cidade do país.
“É uma discussão que precisa ser vista de forma mais sensível e sem focar apenas na lógica de mercado que acaba predominando em todos os debates nos dias de hoje. A população urbana é dependente do transporte público, e a qualidade e valores da prestação deste serviço interferem diretamente na qualidade de vida e orçamento das famílias, especialmente dos estudantes”, defendeu a parlamentar.
Para a parlamentar, a discussão ainda vai além, já que o transporte público tem grande interferência no modelo educacional considerado ideal. Para ela, um dos maiores entraves à completa formação atualmente é a dificuldade de permanência do estudante na universidade e na escola, e os gastos com transporte oneram muito o bolso do estudante, incluindo aqueles que moram em Vera Cruz e Itaparica, cidades com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito baixo.
“Garantir a meia passagem nas embarcações em nosso estado representa mais uma ferramenta que possibilita a educação dos nossos jovens. Representa investimento em um setor estratégico, o educacional, e esse investimento deve ser arcado pelo conjunto da sociedade e dos órgãos de governo”, finalizou a parlamentar.
Foto: Jornal A Tarde