A deputada Ivana Bastos, presidente da Comissão Especial da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) recebeu com satisfação a notícia de que já está em andamento a Tomada de Subsídio nº 15/2013, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que visa colher contribuições para a discussão dos estudos do projeto da ferrovia entre Belo Horizonte (MG) e Candeias (BA), na região metropolitana de Salvador.
Essa nova ferrovia terá 1.419 km e integra o Programa de Investimento em Logística lançado pelo governo no ano passado. Ela irá cortar 52 municípios, sendo 27 em Minas e 25 na Bahia, dentre eles os de Sebastião Laranjeiras, Urandi, Pindaí, Candiba e Guanambi, no sudoeste do estado.
A obra tem orçamento previsto de R$ 10,6 bilhões. O projeto prevê a criação de 191 obras de arte especiais, ou seja, pontes e viadutos, que servirão para transpor cursos de água. A expectativa é que a obra da ferrovia seja concluída em 44 meses. Quando estiver em funcionamento, o percurso entre Belo Horizonte e Candeias deverá ser realizado em menos de 20 horas.
Para a deputada, a implantação dessa nova ferrovia, juntamente com a já em construção Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol), além de significar investimentos próximos a R$ 15 bilhões no estado, tem um papel central, de caráter estratégico, nesta nova quadra de desenvolvimento que vive o país e a Bahia. “Essas duas ferrovias vãobaratear o preço do transporte, o frete da lavoura, permitirão o escoamento do minério produzido no nosso estado, o que terá fortes repercussões na economia”, declarou a parlamentar.
De modo especial, a deputada também defendeu que a implantação dessa nova ferrovia, representa mais um impulso para a economia e o comércio da região sudoeste. “Estamos muito satisfeitos com esse novo empreendimento na nossa região. Temos a certeza que as obras ferroviárias previstas para o sudoeste irão alavancar, além da economia e comércio locais, o desenvolvimento e a qualidade de vida do nosso povo”, declarou.