A deputada Ivana Bastos protocolou, na Assembleia Legislativa da Bahia, Moção de Congratulação pelos 51 anos de emancipação política que o município de Rio do Antônio completa no próximo dia 27 de julho.
A parlamentar lembrou as recentes obras que chegam ao município, dentre elas as de recuperação da estrada que liga os municípios de Malhada de Pedras e Rio do Antônio, numa extensão de 29 quilômetros, e desse município ao entroncamento da BA 617, passando pelo distrito de Umbaúba, numa extensão de 20 quilômetros. “Sua execução já está bem adiantada com previsão de conclusão para o final deste ano, o que fortalece ainda mais a lutar em favor desse povo que muito nos orgulha em representar nesta Assembleia.”, comentou Ivana Bastos.
História - A origem do município de Rio do Antônio surgiu a partir da Fazenda de Bernardo José Dias, quando por volta da segunda metade do século XVII construiu uma Capela em louvor a Nossa Senhora do Livramento, atualmente a Padroeira do Município. A partir daí, se formou uma aglomeração próxima à Fazenda de Antônio, a referida fazenda era cortada por um rio, daí a denominação de Rio do Antônio. Em 27 de julho de 1962, a Lei Estadual de n° 1759, concedia autonomia a Rio do Antônio desmembrando suas terras do município de Caculé.
Rio do Antônio está localizado no Território de Identidade Portal do Sertão, antiga região administrativa da Serra Geral. O município é composto de dois importantes distritos Ibitira, localizado às margens da BR-030 entre Brumado e Caetité; e Umbaúba. Sua economia é baseada na agricultura e na pecuária, composta em sua grande parte de agricultores familiares, além do comércio de bens e serviços.