Nesta quarta-feira (28/08), por proposta da deputada Ivana Bastos, a Comissão da Especial da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol) aprovou mais uma caravana de deputados à Brasília, no dia 11 de setembro. A iniciativa busca debater com o Tribunal de Contas da União (TCU) os atuais entraves para que obras da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) possam ser iniciadas o mais breve possível, nos lotes 5 (Guanambi) e 5A (ponte sobre o Rio São Francisco).
Durante a reunião da comissão, a parlamentar destacou os pontos discutidos em audiência com o ministro dos Transportes, César Borges realizada ontem (27/08) em Brasília. Na ocasião, a deputada identificou que o TCU está postergando análise do documento emitido pela Valec Engenharia, empresa estatal responsável pela obra, sobre as sondagens realizadas nos lotes 5 e 5A, mesmo após a emissão das licenças do Ibama para os dois trechos. A análise do documento, bem como o parecer do TCU, são fundamentais para que a ordem de serviço possa ser emitida e as obras iniciadas.
A deputada informou também a comissão, à disposição do ministro em colaborar com sua luta pela instalação, em Guanambi, de um pátio intermodal/porto seco da Fiol. O ministro comprometeu-se a iniciar os estudos dos locais onde serão implantados os pátios, tão logo as obras da ferrovia estejam totalmente destravadas. Para ambos, também devem ser contemplados com pátios intermodais nos municípios de Barreiras/São Desidério, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Brumado/Tanhaçu, Jequié e Ilhéus.
Ivana Bastos ressaltou que as obras do lotes 1 a 4 (Ihéus a Caetité) já estão em pleno vapor com a geração de cerca de 8 mil empregos diretos e cobrou celeridade na retomada das obras da região oeste e sudoeste. “Neste momento precisamos do comprometimento de todos para retomar o andamento das obras de Guanambi a Barreiras, lotes de 5 a 7”.
Estiveram presentes na sessão as deputadas Maria Del Carmem, Ângela Souza, Kelly Magalhães, além do deputado e vice-presidente da comissão Herbert Oliveira e o deputado Zé Raimundo.