A deputada Ivana Bastos comemorou a aprovação do projeto de lei que regulamenta a profissão de vaqueiro no país. O projeto foi aprovado pelo Senado nesta terça-feira (24) e obriga o empregador a prover seguro de vida e de acidente a esses trabalhadores. O texto define vaqueiro como "o profissional apto a realizar práticas relacionadas ao trato, manejo e condução de espécies animais do tipo bovino, bubalino, equino, muar, caprino e ovino".
Satisfeita com a notícia, a parlamentar destaca que é necessário romper com os preconceitos e reconhecer a cultura do sertão, pois apesar da atividade existir desde o período colonial como descrito na literatura nacional, a luta pela regulamentação já tem cerca de 30 anos. Ivana Bastos ressalta ainda que o sertão da Bahia equivale a área geográfica dos sertões de oito estados nordestinos juntos.
Lagoa Real
A deputada demonstrou satisfação especial pela conquista que irá beneficiar os moradores do município de Lagoa Real. Mas conhecido como a Terra do Vaqueiro, o município mantém uma forte tradição cultural que conta com a famosa Missa do Vaqueiro. O evento acontece há 23 anos e reúne centenas de sertanejos na região para agradecer as bênçãos recebidas durante o ano e pedir proteção.
“A tradição do homem sertanejo deve permanecer por muito tempo em Lagoa Real, vemos nesse município tantos rituais e manifestações que emocionam. A aprovação da profissão não irá só contribuir para o funcionamento adequado das atividades, mas para que os filhos e netos dos vaqueiros permaneçam no caminho de forma segura e perpetuem as tradições do sertão brasileiro”, afirmou Ivana Bastos.