A Comissão da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) vai elaborar um relatório social listando as demandas da população de Brumado, relativas às obras da ferrovia no Lote (4), que tem sede no município. As informações que vão compor o documento foram coletadas durante visita ao canteiro de obras da Fiol e na Audiência Pública realizada pelo colegiado, na Câmara Municipal de Brumado, nesta quinta-feira (21/11).
Entre as demandas, estão questões relativas às desapropriações, à construção de um plano de recuperação de estradas vicinais próximas ao traçado da Fiol, o qual a Valec se comprometeu a desenvolver, bem como a recuperação dos danos causados pelas detonações aos imóveis próximos à obra. Além disso, a Comissão também registrou a necessidade de recuperação da Lagoa do Itaquaraí, afetada após as obras terem desviado o leito do rio que a abastecia.
Outro foco do debate foi a implantação do Porto Seco em Brumado. A deputada Ivana Bastos, presidente da Comissão da Fiol, lembrou que em evento realizado no mês de abril, em Barreiras, o colegiado apresentou ao Ministério dos Transportes, a Carta de Barreiras, que defendia a construção da unidade em diversos municípios, dentre eles Brumado.
“Tivemos resposta do ministro César Borges de que Brumado será contemplado com o Porto Seco. Para nós, não há mais dúvida sobre isso. Defendemos, inclusive, que o porto seja construído na proximidade da BA-148, próximo à ponte pela qual passará o trem e que já está pronta”, declarou a parlamentar.
As compensações sociais também foram defendidas pela parlamentar em seu discurso. Para ela, não há como pensar em progresso, sem oferecer à comunidade mais conforto e qualidade de vida. “Ações que amenizem os problemas causados pela chegada de uma nova obra são de extrema necessidade. Por isso estamos aqui, para ouvir a população e cobrar essas ações dos entes envolvidos no empreendimento”, complementou.
Obras avançadas - Durante a audiência, o diretor de Planejamento da Valec, Jair Galvão, e o gerente de contrato da Andrade Gutierrez, empresa que compõe o consórcio construtor, apresentaram informações sobre o andamento da obra no lote. Segundo os dados, já foram executados mais de 39% da obra do trecho. Esta informação confirma que o Lote 4 é o mais avançado dos que já estão em construção. No total, já foram recrutados mais de 3 mil funcionários, sendo que 96% da mão de obra é composta por trabalhadores da região.
Estiveram presentes na audiência os deputados que compõem a Comissão da Fiol, Ângela Sousa, Zé Raimundo e Luis Augusto, e o deputado Marquinhos Viana. O secretário municipal da Administração, Miguel Lima, representando o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias.
Dentre os vereadores presentes estavam o presidente da Câmara, Alessandro Lobo, e os vereadores Liu Vasconcelos, Agno Meira, Édio Pereira, Castilho Viana, José Ribeiro, Santinho, José Carlos Reis. Também marcaram presença representantes dos sindicatos locais, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brumado, e de entidades públicas que atuam na região. Prefeitos e vereadores da região também participaram do evento, a exemplo do prefeito de Lagoa Real, Zezinho.
Confira mais fotos da visita ao canteiro e da Audiência Pública: http://www.deputadaivanabastos.com.br/fotos/prg_gal_fot_det.cfm?cod=514