A deputada Ivana Bastos participou, nesta segunda-feira (06/01), da solenidade de assinatura do contrato de adesão dos dois terminais do Porto Sul, a ser construído em Ilhéus, pelo Governo da Bahia e a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP).
A assinatura do contrato oficializa que o Terminal de Utilização Privada (TUP) do Estado da Bahia e o TUP da Bahia Mineração (Bamin) estão aptos a serem instalados, formando o maior empreendimento portuário do Nordeste. Esses terminais tiveram outorgas publicadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em dezembro de 2013.
Para a parlamentar, a assinatura do termo de adesão é um importante passo para a concretização de um grande projeto, que junto com a Fiol garantirá o maior investimento logístico da Bahia.
“Com as obras Fiol, que já são uma realidade, e as do Porto Sul, já dando passos importantes, a Bahia terá um sistema de entrada e saída de produtos que transformará a cara do nosso estado e será, sem dúvidas, uma importante fonte de renda e de desenvolvimento para a nossa população”, destacou.
O trabalho da deputada foi destacado pelo presidente da Bamin, José Viveiro. “Entre as linhas do contrato, por trás de muitos nomes ali assinados, há sem dúvidas o da deputada Ivana Bastos, que atuou fortemente para a concretização do projeto”, mencionou.
O Porto Sul movimentará o minério de ferro produzido pela Bamin – cerca de 25 milhões de toneladas/ano. A empresa será a primeira investidora privada no novo complexo portuário da Bahia. Os investimentos privados para a construção do Porto Sul somarão R$ 5,6 bilhões ao longo de 25 anos. O porto movimentará cargas de todos os tipos de granel e cargas em seus diversos acondicionamentos, com estimativa, no 25º ano de funcionamento, de operar 100 milhões de toneladas/ano.
Na ocasião, o governo baiano lançou o edital de seleção de acionistas privados para a constituição da Sociedade de Propósito Específico (SPE) do Porto Sul. Estiveram presentes o ministro da SEP, Antônio Henrique Silveira, do governador, Jaques Wagner, o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, o secretário da Casa Civil, Rui Costa, o presidente da Bamin, José Viveiros, o deputado federal, Daniel Almeida, além de outras autoridades.