Nascido no Rio de Janeiro, o presidente da Bahia Mineração (Bamin), José Francisco Viveiros, agora é cidadão baiano. O empresário foi recebido no plenário da Assembleia Legislativa sob as manifestações de alegria da plateia composta por convidados, dentre eles representantes dos municípios de Pindaí, Caetité e Ilhéus. Ele recebeu o Título nesta quinta feira (20/03), das mãos da deputada Ivana Bastos, autora da proposta.
Em seu discurso de saudação, Ivana Bastos contou um pouco do trabalho desenvolvido por Viveiros na Bahia e descreveu o homenageado como um homem que está à frente do seu tempo. Ela também destacou que Viveiros é exemplo de conduta, tenacidade e comprometimento com a população baiana.
O trabalho desenvolvido pela Bamin também foi lembrado. A empresa pretende investir na Bahia R$ 3 bilhões para extrair e beneficiar o minério de ferro das minas de Caetité e Pindaí. Quando estiver em plena operação, poderá gerar cerca de 6.600 empregos.
“Estou certa de que esta Casa Legislativa, ao promover esta homenagem, reverencia também uma Bahia economicamente mais desenvolvida e socialmente mais justa, que está a aplaudir o nosso novo conterrâneo”, destacou Ivana Bastos.
A cerimônia contou com dois depoimentos de beneficiados com os projetos sociais desenvolvidos pela Bahia Mineração nas regiões sudoeste e sul do estado, o Projeto Transformar e o Mina de Talentos.
Germino Barbosa, morador de Pindaí, e Ailton Bevenuto de Ilhéus, testemunharam a importância dos projetos sociais desenvolvidos pela empresa. “Os projetos desenvolvidos pela Bahia Mineração são oportunidades para que o nome do nosso município ganhe o mundo através do trabalho dos nossos homens e mulheres. A deputada está de parabéns pela homenagem. José Viveiros é uma pessoa sensível à nossa realidade, a nossa situação. Ele merece ser abraçado pela nossa Bahia”, afirmou Germino.
Ailton Bevenuto emocionou os convidados ao falar sobre as oportunidades que passou ater, após a sua participação nos projetos. “Há pouco tempo, eu não tinha escola, mas hoje estou estudando, investindo em mim. E isso é resultado do compromisso com o social da Bamin, através dos projetos encabeçados por viveiros”, contou.
Ao final, Viveiros agradeceu a honraria, lembrando-se da sua juventude e da forte relação com a Bahia, em especial com Ilhéus, cujo contato iniciou ainda na juventude, através das obras do escritor Jorge Amado.
O homenageado ressaltou que o valor do título se multiplicava por ter sido proposto pela deputada Ivana Bastos. “Sem dúvida alguma essa manifestação de carinho, por iniciativa da minha querida amiga Ivana Bastos, com o apoio dos demais deputados, me deixa ainda mais animado e mais comprometido. Prometo me dedicar com todas as minhas forças para que as coisas caminhem e que a gente possa contribuir com o progresso do estado”, finalizou.
Dentre os deputados que prestigiaram o evento estão os federais, Daniel Almeida e Geraldo Simões, e os estaduais, Marcelo Nilo, Ângela Souza, Cacá Leão, Alan Sanches e Maria Del Carmen. Também esteve presente o desembargador, Roberto Frank, o secretário extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa. Os prefeitos de Caetité, José Barreira, de Pindaí, Rosane Prado, e de Ilhéus, Jabes Ribeiro, também participaram. O presidente mundial da Eurasian Natural Resources Corporation - ENRC (empresa sócia proprietária da Bahia Mineração - BAMIN), Felix Vulis, o diretor da ENRC, Benedikt Sobotka. O vereador de Salvador, Duda Sanches, e representantes de diversas entidades e empresas, como CREA-BA e Jornal A Tarde, também marcaram presença.