A deputada Ivana Bastos entrega, nesta quinta-feira (29/05), o Título de Cidadão Baiano para o diretor presidente da Renova Energia, Carlos Mathias Aloysius Becker Neto, e diretor da empresa, Renato do Amaral Figueiredo. A solenidade acontece no plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 19 horas.
As honrarias serão concedidas em reconhecimento à contribuição dada pelos engenheiros para o desenvolvimento sustentável da área de energia eólica no estado. Os homenageados possuem uma vasta experiência na área e destacam-se por possuírem perfis inovadores.
Becker é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná e concluiu MBA na MIT Sloan School of Management. Atuou em grandes empresas como a Volvo Caminhões, a Renault Automóveis, a McKinsey & Company e a Fidelity Investments.
Já Renato Amaral cursou Engenharia Elétrica na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e desde 1993 tem sido um empreendedor. Fundou e administrou uma das primeiras administradoras de recursos independente do Brasil, a Tudor Asset Management. Em 2000, passou a atuar no setor elétrico brasileiro através da criação da Enerbras Centrais Elétricas S.A., na qual foi responsável por todas as etapas da implantação do Complexo Hidrelétrico Serra da Prata, com a implantação de PCHs que totalizam 42MW de capacidade instalada.
Investimentos - Nos próximos quatro anos, o setor deverá investir na Bahia cerca de R$ 25 bilhões. Só no sudoeste da Bahia, entre os municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, o parque eólico implantado pela empresa teve investimentos de mais de R$ 1,2 bilhão. Na região são 14 parques, com capacidadeé suficiente para garantir o consumo de uma cidade com 540 mil residências ou cerca de 2,16 milhões de habitantes, considerando quatro pessoas por residência.
A Renova Energia também desenvolve projetos sociais, tal qual o programa Catavento, que conjunto de ações que visam o desenvolvimento sustentável das regiões onde estão localizados os parques eólicos da empresa. O programa vem se consolidando nas regiões de Caetité, Guanambi e Igaporã, no sudoeste baiano.
Para a parlamentar, o trabalho desenvolvido pela Renova é inovador e um propulsor para o progresso social e econômico na Bahia. “O trabalho realizado pela Renova associado aos perfis inovadores de Becker e Amaral são símbolos de uma proposta sustentável de desenvolvimento sócio econômico. É um dos grandes símbolos para quem a Bahia deve render justas homenagens, pelo pioneirismo da implantação da energia limpa no estado”, pontuou a deputada.