A Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul aprovou, nesta quarta-feira (27/5), dois requerimentos para a realização de uma caravana a Brasília, em julho, de uma audiência pública em Ilhéus, no mês de agosto. A agenda foi proposta pela presidente do colegiado, deputada Ivana Bastos, com data a ser definida.
Segunda a parlamentar, a visita a Brasília reunirá os deputados da comissão com os representantes do Ibama e da Valec, estatal responsável pelas obras da Fiol, para tratar da licença de supressão vegetal, necessária para o início das obras do Porto Sul. Também serão discutidos o andamento das obras da ferrovia nos lotes 6 (Serra do Ramalho até Correntina) e 7 (Santa Maria da Vitória), além das questões orçamentárias, pagamentos, dentre outros assuntos.
Ainda durante a sessão, a deputada destacou que a realização de uma audiência pública em Ilhéus é uma oportunidade de dirimir as dúvidas da população sobre construção do porto. “Recebemos aqui na comissão, o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, que nos garantiu o início das obras do Porto Sul ainda este ano. Agora vamos a Brasília para debatermos com o Ibama as questões ambientais e após termos as informações concretas da situação do porto, levaremos até a população do município”, afirmou a parlamentar.
Bastos pontuou também a necessidade de buscar maior celeridade nas obras da ferrovia nos lotes 6 e 7. “A previsão de conclusão das obras da ferrovia é para 2017, por conta disso, o trabalho está mais focado nos lotes que apresentam maiores dificuldades, a exemplo dos lotes 6 e 7. Mas já temos os lotes 2, 3 e 4, de Jequié a Caetité, com mais de 70% das obras concluídas", pontuou a deputada.