Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia homenageou, na manhã desta quinta-feira (17/03), algumas mulheres que representam a luta pelo empoderamento feminino na Bahia. A sessão teve o tema “Mulheres: Mais Poder, Mais Autonomia. Novas Vozes”.
Durante a cerimônia, as parlamentares que compõem a comissão entregaram placas e flores para as homenageadas, destacando a atuação de cada uma na busca pela autonomia feminina e por mais direitos para as mulheres. Foram destacados os trabalhos da presidente do Tribunal, Maria Adna Aguiar, da professora em Camaçari, Patrícia Santos Oliveira, da promotora de Justiça, Márcia Teixeira; da coordenadora do Movimento Nacional População de Rua, Maria Lucia, da militante do Movimento de Mulheres Negras, Vilma Reis.
Também foram homenageadas, a promotora chefe do Ministério Público da Bahia, Ediene Lousado, a militante do movimento de mulheres e do movimento da agricultura familiar, Nereide Segala Coelho; a jornalista e comunicadora, Rita Batista, a militante, envolvida com ações sociais na sua comunidade, e na luta pela na preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro, Makota Valdina, e a desembargadora, Maria do Socorro Barreto.
A deputada Ivana Bastos, membro titular da comissão, destacou a importância de valorizar as mulheres que fazem da sua vida, uma história de luta. “Quero primeiro parabenizar a presidente da Comissão, Fabíola Mansur, pela iniciativa de reconhecer essas histórias, que o colegiado recebeu com muita satisfação. Esse espaço que conquistamos, que ainda é pouco, foi desbravado com muita luta, por mulheres como essas. Devemos reconhecer e incentivar mais atitudes que contribuam para o empoderamento feminino”, pontuou.