No próximo dia 13 de abril, às 11h, a Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul receberá representantes de diversos órgãos para tratar dos novos cenários frente aos investimentos chineses nos empreendimentos. A audiência de trabalho foi aprovada durante a sessão da comissão, desta quarta-feira (30/3).
O debate será realizado para esclarecer o processo de retomada das obras da Fiol e início das obras do porto, após o anúncio dos investimentos que serão realizados pela CLAI-FUND e pela China Railway Engineering Group n.10 (CREC), uma das maiores construtoras chinesas, para conclusão da Fiol, em associação ao Governo do Estado e a Bahia Mineração (Bamin) e, ainda, a construção e operação do Porto Sul.
Para fomentar o debate, foram convidados o vice-governador, João Leão, representantes da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias (local e nacional), da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB). Também é esperada a presença de representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), além do SINTEPAV, CREA, dentre outras entidades.
Segundo a presidente da Comissão, deputada Ivana Bastos, a sessão foi proposta não só para buscar informações a cerca dos procedimentos futuros para a concretização dos empreendimentos. “Esse não será apenas um momento para esclarecimentos, buscamos também prevê soluções para possíveis problemas, debater sobre os melhores caminhos para acelerarmos a retomada da Fiol e iniciarmos o Porto Sul. O acordo com os chineses é uma grande conquista, e a comissão atuará no que for necessário para a conclusão dessas importantes obras”, afirmou.