A deputada Ivana Bastos e a líder política do município de Lençóis, Vanessa Senna cobraram ao secretário de Educação, Walter Pinheiro, melhorias na área de educação do município. A reunião foi realizada na tarde de terça-feira (23), no Centro Administrativo da Bahia.
Dentre as solicitações, a parlamentar priorizou a construção da cobertura da quadra do Centro Educacional Renato Pereira Viana. “Para que as atividades físicas, tão importante para os nossos jovens, sejam realizadas com êxito, precisamos oferecer uma estrutura adequada, com conforto e segurança para os alunos. Uma escola de qualidade se dá em conformidade com todos os aspectos. A construção da cobertura dessa quadra também beneficiará toda comunidade que utiliza o espaço”, destacou Ivana Bastos.
Vanessa Senna também levantou a importância de aumentar o acesso ao ensino médio técnico e ao ensino superior no município, através da implantação do programa Mediotec, por meio do SEBRAE, e das Universidades Abertas do Brasil (UAB). Também foi solicitada a implantação das Escolas Culturais no município como ferramenta de convivência, integração e coletividade. “Uma educação de qualidade, com mais acesso à nossa população, garante o desenvolvimento do nosso município e qualidade de vida para os moradores. Queremos levar todos os programas disponíveis do estado para os nossos jovens”, afirmou Senna.
O Secretário informou que fará todo esforço para atender os pedidos. Segundo o gestor, técnicos do órgão serão enviados ao município para viabilizar a implantação dos programas, inclusive o Mediotec no mês de julho.
Mediotec
Essa nova ação estratégica do Pronatec, designada por MedioTec, dá prioridade à oferta de cursos técnicos em concomitância ao ensino médio regular para alunos matriculados em escolas públicas. A ideia é que os estudantes, ainda durante o curso, realizem estágios em empresas com carência de profissionais especializados.
O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. O objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância. Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso à biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.
Escolas Culturais
O programa Escolas Culturais prevê a dinamização de escolas públicas estaduais por meio do apoio a programações culturais, produzidas e realizadas pelas comunidades locais, em torno do ambiente escolar. Sua concepção investe na interseção destes campos: o mais profícuo combustível da cidadania está no encontro da cultura com a educação, a justiça, os direitos humanos e o desenvolvimento social.