Ônibus escolar, implantação do Mediotec e universidade aberta, mobiliário escolar, climatização nas escolas, dentre outros pedidos. Com essa extensa lista de solicitação, foi iniciada uma audiência entre o secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, a deputada Ivana Bastos e o prefeito de Riacho de Santana, Alan Vieira, na tarde desta terça-feira (23). Também estavam presentes o vice-prefeito, Daniel, o presidente da Câmara, Edilson, e o vereador Itamar.
“As demandas de educação sempre são extensas, pois estamos tratando do presente e do futuro do nosso estado”, afirmou Ivana Bastos. Ainda a parlamentar reiterou que é necessário um olhar mais direcionado aos pequenos municípios no aumento do acesso ao ensino superior de qualidade. “Os alunos do interior do estado não têm como sair dos seus municípios para ter acesso ao ensino superior de qualidade. Nosso objetivo é levar essa educação à população”, destacou a deputada.
Sensível a demanda, o secretário informou que implantará duas Universidades Abertas do Brasil (UAB), uma estadual e uma federal, assim como o Mediotec, através de uma parceria com o IFBA. Pinheiro ainda trataou da climatização das escolas com o prefeito. “Vamos fazer um estudo e um projetos para junto com a prefeitura atender esse pedido”, afirmou o secretário.
Mediotec
Essa nova ação estratégica do Pronatec, designada por MedioTec, dá prioridade à oferta de cursos técnicos em concomitância ao ensino médio regular para alunos matriculados em escolas públicas. A ideia é que os estudantes, ainda durante o curso, realizem estágios em empresas com carência de profissionais especializados.
O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. O objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância. Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso à biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.