Após a luta da deputada Ivana Bastos e do prefeito de Riacho de Santana, Alan Vieira, a comarca do município permanecerá aberta. A conquista só foi possível também devido ao empenho do vice-prefeito, Daniel Castro, do presidente da Câmara, Edilson Pereira e do vereador Itamar Fernandes.
A negociação aconteceu na tarde de ontem (24), no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-Ba), com as juízas Rosana Chaves e Marielza Brandão e o juiz Paulo Alberto Chenaud.
A notícia de que a comarca poderia ser fechada causou espanto no município, já que o fórum recebe muitos processos diariamente. Para viabilizar a permanência do serviço, a prefeitura dará todo suporte necessário e fará a digitalização do acervo processual. Durante a reunião, o prefeito destacou também que a comarca atende o município de Matina.
Para a parlamentar, o diálogo com o TJ foi uma oportunidade de mostrar a realidade do município e expor a importância da comarca para a população. “O fechamento da comarca seria uma perda muito grande para os municípios de Riacho de Santana e Matina. Fechar uma comarca causa um problema sério para a população. Entendemos a posição do TJ e, através dessa reunião, foi possível levar as questões dos municípios para que os juízes fizessem uma análise mais próxima da realidade. Fico muito feliz com a decisão de manter o serviço”, frisou Ivana Bastos.
Também estavam presentes o prefeito de Tanque Novo, Vanderlei Cardoso, e o de Igaporã, Suly Fagundes. Para estes municípios, a decisão do TJ de fechamento das comarcas ainda não foi definida.