Com o objetivo de conceder às pessoas de baixa renda o acesso à primeira habilitação, a deputada Ivana Bastos e o presidente da Câmara Municipal de Seabra, Marcos Pires, solicitaram ao diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Lúcio Pereira, a implantação de uma Escola Pública do Detran (EPTRAN) no município. Também estava presente na reunião, a líder política de Lençóis, Vanessa Senna, e o assessor Oswaldo Almeida.
Segundo a parlamentar, a iniciativa é uma grande oportunidade para garantir que pessoas sem condições financeiras possam adquirir a sua habilitação. “É muito comum jovens dirigindo veículos e motos sem habilitação e que não passaram por uma autoescola devido ao custo elevado do serviço. Esse fato gera outros problemas, como por exemplo riscos de morte, casos de saúde pública e a falta de educação no trânsito”, pontuou Ivana Bastos.
Já o presidente da Câmara destacou que a implantação da EPTRAN além de ser uma questão de segurança no trânsito, possibilita a inserção de jovens no mercado de trabalho. “Sabemos que muitas empresas têm como requisito para a contratação a apresentação da carteira de habilitação, e muitas pessoas perdem a chance de entrar ou se manter no mercado de trabalho pela falta dela”, salientou o vereador.
Em atenção à solicitação, o diretor do Detran encaminhou o pedido e informou que fará o necessário para atender a reivindicação.