Após um forte trabalho dos representantes e apoiadores das atividades da Cooperativa dos Produtores de Leite e Cereais de Lagoa Real (COOPLLAR), o projeto da cooperativa foi selecionado no Edital Bahia Produtiva junto à Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Com essa classificação, a Coopllar poderá receber o investimento de cerca de R$1 milhão para melhorias na produção e nas vendas.
Segundo o edital, a cooperativa está habilitada para que um consultor da CAR faça um plano de negócios para aprovar determinados convênios. Os serviços contemplados são: apoio à comercialização, à industrialização, reserva estratégica, bem como sustentabilidade energética.
A proposta contempla todos os elos da cadeia do leite. Os produtores estão contemplados nos investimentos em equipamentos para a produção de silagem e feno. Já a área de beneficiamento do leite terão novos equipamentos e embalagens mais adequadas para atender o mercado cada vez mais exigente. Também será adquirido um caminhão refrigerado. Ainda preocupados com a sustentabilidade energética, serão investidos recursos em energia solar.
Para o presidente da Coopllar, Anselmo de Freitas, “o edital será de grande importância para o contínuo desenvolvimento e estruturação da unidade de beneficiamento de leite da Coopllar, pois buscaremos mercado para os nossos produtos, garantindo o ciclo de produção e comercialização da matéria prima que é o leite, vindo em maior quantidade dos agricultores familiares do nosso território”, comentou.
Ainda de acordo com Anselmo, “teremos estruturas garantidas para a nossa comercialização inserindo no mercado regional cerca de 1,5 milhões de reais, e o mais importante é a garantia do escoamento da produção dos agricultores familiares do nosso município e também do território de identidade de abrangência”, explicou.
Há 20 anos, a Coopllar tem sido fonte de sustento de diversas famílias. A cooperativa é especializada na fabricação de leite pasteurizado, iogurte, queijo, manteiga, dentre outros. A Coopllar conta com 62 sócios fundadores e cerca de 160 produtores fornecedores de leite, beneficiando 200 famílias diretamente e mais de 2 mil pessoas indiretamente dentro do território.