Notícias
Notícias
Notícias

Ivana comemora anúncio de concessão de trecho da Fiol

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

Ivana comemora anúncio de concessão de trecho da Fiol

O posicionamento do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em relação a retomada das obras do transporte ferroviário no Brasil agradou a deputada Estadual Ivana Bastos. Em vídeo, publicado em suas redes sociais, o ministro anunciou a concessão de três novas ferrovias, entre elas a Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto – antiga Fiol - no trecho que corresponde aos Lotes de 1 a 4 (entre Caetité e Ilhéus) para 2019.

A deputada Ivana Bastos, defensora do projeto no estado e presidente da Comissão Especial que trata do tema na Assembleia Legislativa da Bahia, recebeu a notícia com entusiamo. “Estamos na luta pela finalização das obras da Fiol e início das obras do Porto Sul, pois sabemos que são obras estruturantes para a Bahia e para o Brasil. A iniciativa do Ministério da Infraestrutura de colocar a Fiol como prioridade é um passo muito importante para a finalização das obras. Há uma enorme necessidade de garantir mais eficiência no escoamento da produção de grãos e minério no estado, e o nosso mandato continuará trabalhando para colocar esse trem nos trilhos”, afirmou a parlamentar.

O trecho entre Ilhéus e Caetité já está com 75% das obras físicas concluídas. A estatal Valec é a responsável pela obra. A utilização dos trilhos nesse trecho será futuramente para o escoamento da produção de minério de ferro das minas da região de Caetité.

Em março também será lançada a licitação de outras duas linhas, uma férrea que pretende ligar Porto Nacional, Tocantins, a Estrela d' Oeste, São Paulo - com a intenção de conectar o Porto Itaqui, no Maranhão, ao Porto de Santos e a licitação da Ferrogrão, que beneficia o agronegócio do Mato Grosso. As concessões foram prometidas entre 2019 e o início de 2020. As iniciativas devem fazer com que a participação ferroviária na malha de transportes dobre até 2025.

O ministro Tarcísio Gomes prometeu também, entre 2019 e o início de 2020, que as outorgas geradas pela prorrogação dos contratos serão usadas para a construção de novos trechos. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a primeira estrada de ferro a ser construída nesse sistema vai ligar Água Boa, Mato Grosso, a Campinorte, Goiás.

Ferrovias respondem por cerca de 15% do escoamento da carga movimentada no país, segundo dados da EPL (Empresa de Planejamento em Logística) do ano passado. Rodovias respondem por 65%.
                    
                      
                      Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Foto - Agência Brasil 

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital