A comissão especial que acompanha as obras da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto (antiga Fiol) e do Porto Sul, iniciou na última terça-feira (20), na Assembleia Legislativa da Bahia, os trabalhos do colegiado para o ano de 2019.
Durante a reunião, os parlamentares elogiaram o trabalhos desenvolvidos pela deputada Ivana Bastos, que presidiu a comissão desde a criação em 2011. “Será um desafio muito grande dar continuidade a este colegiado, que esteve dirigido por Ivana Bastos, que soube de maneira muito apropriada promover os debates, e tomar decisões necessárias” expressou o atual presidente da comissão, o deputado Antônio Henrique.
Ivana Bastos ressaltou a importância da comissão, avaliando como as obras como estruturantes para a Bahia, em especial para região sudoeste. “Sigo ao lado dos membros da comissão, dando continuidade a esse trabalho que tem mostrando o quanto as obras da Fiol e do Porto Sul são fundamentais para a Bahia. Durante o período em que estive à frente do colegiado, buscamos a todo momento dialogar com os governo Estadual e Federal, viabilizamos soluções para os entraves, reivindicamos obras paradas, discutimos com órgãos envolvidos, promovemos audiências públicas e essas ações continuarão acontecendo até a concretização das obras. Desejo sucesso a todos nessa nova caminhada”, pontuou.
Ainda na oportunidade, a parlamentar informou que para este início de ano, está previsto pelo Governo do Estado a construção do Porto Sul, em Ilhéus; a disponibilização na bolsa de valores de São Paulo da concessão pública de exploração da Fiol; além da definição sobre o consórcio ou grupo de empresas que vão assumir o controle acionário do projeto integrado da Mina de Ferro em Caetité, do Porto Sul e da Fiol.
Ao final da reunião, Ivana reafirmou seu compromisso com a comissão, “Mais do que nunca, este colegiado terá um ano de muito trabalho para acompanhar. Estou à disposição para junto com os demais deputados contribuir e trazer mais desenvolvimento e progresso ao nosso interior e para toda Bahia”, disse.
Participaram da sessão os deputados: Zé Raimundo (PT), Pedro Tavares (PMDB), Antônio Henrique (PP) Sandro Regis (DEM) e Rosemberg Pinto (PT).