Sempre em defesa das mulheres, a deputada Ivana Bastos reiterou, nesta terça-feira (12), a indicação feita ao governador Rui Costa que prevê a implantação de uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) no Complexo Policial de Guanambi. “Essa é uma luta do nosso mandato desde o ano de 2015, e não vamos descansar até instalar no município uma estrutura adequada e eficaz para prevenir e combater crimes contra a mulher”, afirmou a deputada.
De acordo com a parlamentar, o número de casos de violência contra a mulher aumentou na cidade de Guanambi em 2018. Mesmo com a implantação da Ronda Maria da Penha, conquistada pela deputada, Guanambi ainda lidera os casos de violência contra a mulher, na área coberta pela 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e 17º Batalhão de Polícia Militar (PM). Os dados foram divulgados pela coordenadoria da Ronda Maria da Penha, que registra dois feminicídios nos primeiros onze meses de 2018, e que quando foi implantada a ronda na cidade era 15 vítimas assistidas, e até o final de 2018 já eram mais de 70.
Ivana explica ainda que o pedido visa fortalecer uma reivindicação já existente tanto da Coordenadoria da Ronda Maria da Penha local, quanto da 22ª Coorpin, do 17º Batalhão da PM, e de movimentos populares baianos e da região, a exemplo da Marcha Mundial das Mulheres e do Núcleo do Alto Sertão do Levante Popular da Juventude, no sentido de exigir a imediata instalação da DEAM no município.
“O Estado Democrático Direito não pode ser molestado e ofendido por homens que desrespeitam e confiam na impunidade, praticando todos os tipos de crime de gênero, destruindo os lares e as famílias. O nosso mandato apoia todos os atos de combate à violência contra a mulher, além de fazer gestão política contundente, com o objetivo de protegê-las e junto ao estado, auxiliar nessa luta de combate a esse tipo de crime repugnante”, ressaltou Ivana Bastos.