Como desdobramento da Missão Técnica Califórnia Lixo Zero, promovida pelo Instituto Lixo Zero e pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na cidade de São Francisco (CA), a deputada Ivana Bastos e comitiva da Unale estiveram nos dias 15 e 16 de abril em Florianópolis (SC). Na cidade, os parlamentares desembarcaram com a tarefa de conhecer o processo de gerenciamento de resíduos sólidos, nesta considerada a primeira capital 100% lixo zero no Brasil. Durante a viagem, os parlamentares também receberam o certificado da missão.
Para Ivana Bastos, a viagem a Florianópolis, cidade referência na gestão do lixo no país, é uma oportunidade de colher boas práticas para buscar a implementação no estado. “Precisamos mudar os índices de geração de lixo em nosso país. Inicialmente, precisamos nos pautar nos exemplos que deram certo, buscando dialogar com governantes, assim como sensibilizar a população para a responsabilidade e engajamento. A gestão dos resíduos sólidos é uma responsabilidade de todos nós”, destacou Ivana.
Na cidade, a comitiva iniciou a série de visitas com um encontro na prefeitura onde foi recebida pelo vice-prefeito, João Batista Nunes, e técnicos especialistas na gestão de resíduos. Na oportunidade, foram apresentados dados, metas e o trabalho de conscientização e inserção da população no tratamento, reciclagem e compostagem do lixo.
Outra rica experiência na cidade foi a visita ao supermercado Lixo Zero. No estabelecimento, a equipe verificou algumas das práticas sustentáveis adotadas, bem como teve a oportunidade de conhecer parte da operação que a rede adotou para conseguir desviar 95% dos seus resíduos de aterro.
Ainda no cronograma de visitas técnicas, a equipe conheceu o Condomínio Lixo Zero para verificar a implementação de um residuário e seu funcionamento. “Essa missão nos permite vivenciar esses exemplos que nos entusiasma para arregaçar as mangas para levar o conceito do Lixo Zero e as boas ações para o nosso estado”, destacou.
A comitiva visitou também um dos pátios da empresa Comcap – responsável pela coleta de resíduos na cidade de Florianópolis. Na localidade conheceram o destino das podas de jardins e parques da cidade, a compostagem dos resíduos orgânicos feita em leiras termofílicas aeróbicas; além de conhecer a estação de transbordo onde os resíduos da coleta comum chegam nos caminhões e são destinados para o aterro.
Ainda durante a visita a Florianópolis, uma passada pela Associação de Catadores (ACMR) para verificar todo o trabalho de segregação e venda dos materiais realizados pelos associados. A comitiva visitou também o Museu do Lixo e pode presenciar todo o valioso trabalho de educação ambiental.
E as boas práticas não cessam em Florianópolis. O Projeto Família Casca, louvável iniciativa que promove o envolvimento comunitário na reciclagem dos resíduos orgânicos também foi um dois locais visitados. Como fruto desse trabalho no projeto, se obtêm a redução do lixo enviado aos aterros sanitários, através do processo de compostagem, além de proporcionar a geração de adubo para o uso em plantio nas residências dos envolvidos.