Os trabalhos da 23ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) seguem a todo vapor. O segundo dia do encontro, na última quinta-feira (21), foi marcado pela entrega protocolo de ideias ao governo federal para criação do plano nacional de enfrentamento a problematicas atuais; bem como apresentações de palestras com a temática humanização, além da recepção as delegações estrangeiras no evento.
Para Ivana Bastos, o protocolo de ideias entregue à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves é uma ferramenta efetiva que abriga 174 sugestões resultantes de seminários regionais, realizados durante o ano, com temas que versam sobre o suicídio, sistema único de segurança pública, combate à violência contra mulher, automutilação e a revisão do pacto federativo.
"Aqui tivemos a oportunidade de ampliar o conhecimento para aprimorar a nossa atuação como porta-vozes de pessoas, entregar ideias para elaboração de enfretamento a questões tão urgentes nos dias atuais, bem como efetivar a diplomacia, recebendo representantes de diversos países para estreitar os laços e captar investimentos para a Bahia”, avaliou Ivana Bastos.
A parlamentar explicou ainda que o conjunto de considerações apresentado engendrará em políticas públicas, cuja organização e elaboração final ficará a cargo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Seguiremos trabalhando e focados para que possamos entregar o fruto desse trabalho já na próxima gestão da Unale, a qual sou candidata única ao cargo para assumir a presidência na assembleia geral neste sexta-feira (22), ao final do congresso”, destacou
Entre os debates ocorridos no segundo dia do encontro, pautados na temáticas sobre humanização, foram tratados aspectos como reforma tributária, o desenvolvimento de políticas públicas, além da apresentação sobre a temática: “O impacto da transformação digital nos relacionamentos", pelo jornalista e apresentador, Marcelo Tas; entre outros temas.
A discussão sobre a reforma tributária mais justa trouxe uma abordagem realizada pelo secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco, Décio Padilha, através do tema “Humanização da Reforma Tributária. Na ocasião foi detalhado a proposta do Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) para um novo modelo tributário para o país.
Para a deputada o debate foi bastante enriquecedor. Pernambuco vem sendo destaque no quesito gestão financeira e na área tributária. “Temos muito que aprender com eles para trazer as boas práticas para somar com o assunto na Bahia”, considerou.
Recepção as delegações estrangeira na Alba
Representantes da Argentina, Uruguai, Paraguai e China e Índia, receberam as boas-vindas do presidente da Casa, Nelson Leal (PP), e das deputadas Ivana Bastos e Fabíola Mansur (PSB), além do deputado Samuel Júnior. Os parlamentares conheceram de perto a estrutura e toda história da Casa Legislativa da Bahia
“Um dos objetivos da Unale é usar a paradiplomacia para fortalecer as iniciativas e os investimentos internacionais em nosso país”, destacou Ivana Bastos dizendo ainda que a conferência também é uma oportunidade para estreitarmos mais os laços com os investidores estrangeiros, a exemplo dos chineses que já demonstraram interesse e alinham com o Governo do Estado da Bahia um trabalho em conjunto para a conclusão das obras da Fiol e início das obras do Porto Sul.