Notícias
Notícias
Notícias

Projeto de Ivana Bastos determina que condomínios denunciem casos de violência

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

Projeto de Ivana Bastos determina que condomínios denunciem casos de violência
"Nos condomínios residenciais ainda reina a lei do silêncio, quando o assunto é a violência doméstica. Não podemos mais aceitar que a sociedade se cale. Todos nós somos responsáveis e devemos denunciar esse tipo de agressão", justificou a deputada Ivana Bastos ao apresentar, na Assembleia Legislativa da Bahia, um projeto de lei que obriga os condomínios residenciais do estado a comunicar, aos órgãos de segurança, a violência doméstica e familiar contra mulheres, idosos, crianças e adolescentes. 

Segundo a parlamentar, os síndicos ou administradores ficam obrigados a comunicar a ocorrência ou indício de violência doméstica e familiar nas unidades condominiais ou nas áreas comuns à Polícia Civil ou à Polícia Militar. A comunicação deverá ser realizada por telefone, em caso de ocorrência em andamento, e por escrito, por via física ou digital, nas demais hipóteses, no prazo de até vinte e quatro horas após a ciência do fato, contendo informações que possam contribuir para a identificação da possível vítima e do possível agressor. "O síndico ou administrador tem um papel fundamental para conter os avanços dos quadros de violência, que crescem de forma intensa com as medidas de isolamento social", disse a parlamentar. 

Além disso, os condomínios deverão afixar, nas áreas de uso comum, cartazes, placas ou comunicados divulgando a lei. O texto destaca ainda que o descumprimento da lei poderá acarretar advertências e multas. "Os casos de agressões dentro dos condomínios, mesmo nas unidades autônomas, devem ser denunciados por todos, mas cabe ao síndico conscientizar os colaboradores e moradores do condomínio sobre a gravidade desse problema, bem como orientar a denúncia", explicou a parlamentar. 

A medida já é realidade nos estados da Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rondônia e o Distrito Federal. " A Bahia não poderia ficar de fora na luta para mudar um quadro tão grave. Trabalhamos para coibir a violência doméstica contra a mulher, além de  salvaguardar a integridade física e emocional dos idosos, crianças e adolescentes", acrescentou Ivana.

A violência doméstica assusta. 42% da violência contra as mulheres ocorrem no ambiente doméstico. Já  86,6% das agressões contra idosos acontecem dentro dos lares e que destas 52,9% são cometidas pelos próprios filhos. Com crianças e adolescentes também não é diferente, a maior parte das violações acontecem dentro dos lares e por quem deveria cuidar e proteger estes vulneráveis. 

 
Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital