Proposições
Proposições
Proposições
Moção

MOÇÃO Nº 14.011/2012

Congratulações ao município de Pindaí pelo transcurso de seu 49º aniversário de emancipação e posse, que ocorrerá em 07 de abril de 2012.

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!

Congratulações ao município de Pindaí pelo transcurso de seu 49º aniversário de emancipação e posse, que ocorrerá em 07 de abril de 2012.

 A deputada infrafirmada vem, após tramitação regimental, externar as nossas congratulações ao município de Pindaí pelo transcurso de seu 49º aniversário de emancipação e posse, que ocorrerá em 07 de abril de 2012.

Sua origem remonta a antiga vila denominada Gameleira, onde se localiza o atual município de Pindaí, sendo uma extensão de aglomerado "Tapera" onde estabeleceram os primeiros povoadores à Noroeste de Guirapá, hoje distrito de Pindaí. Na Vila de Gameleira, nome dado pelos moradores devido a grande presença da árvore de mesmo nome, a antiga feira livre, hoje relembrada como "feira velha do antigo barracão" que acontecia no centro da atual Praça Luiz Eduardo, antiga Praça do Esporte, era ponto forte de comércio dos moradores, tropeiros e viajantes vindos de toda a região o que contribui fortemente para o desenvolvimento comercial da Vila.

O nome de Pindaí é de origem indígena - do Tupi-Guarani - Rio da Pesca ou Rio do Anzol (Pind = Rio + Ai =anzol, pesca). Este nome foi dado pela professora Eponina Zita, natural de Caetité que na época trabalhava em Urandi, mudança esta que se baseava na Lei Estadual 12.978 de 1º de junho de 1944 que determinava a mudança dos nomes de cidades e distritos que tivessem nomes idênticos. Pindaí desmembrou-se de Urandi pela Lei Estadual 1.617 de 13 de fevereiro de 1962 publicada no Diário Oficial do estado da Bahia no dia 20 de fevereiro de 1962.

Ficou anexado o Distrito de Guirapá ao seu território. No mesmo ano, foram feitas as eleições para prefeito e vereadores elegendo-se para o executivo o Sr. Jerônimo Borges de Carvalho tomando posse no dia 7 de abril de 1963. O município de Pindaí está localizado na região da Serra Geral, Sudoeste do estado da Bahia. 

Sua economia baseia-se na agricultura, pecuária e no comércio de bens e serviços e compõe a microrregião de Guanambi, distante 20 quilômetros que se constitui na sede da região administrativa daquela região, além disso, em Guanambi estão bancos, o hospital regional e demais serviços característicos dos médios centros urbanos.

O nosso mandato tem contribuído com a melhoria da qualidade de vida da população local, principalmente os que residem em áreas de grande risco social. Recentemente indicamos uma ambulância, num emenda parlamentar de nossa autoria, destinada ao transporte de enfermos para hospitais que atendem especialidades mais complexas. Com isso, estamos fortalecendo a nossa parceria na busca pela atração de obras e serviços públicos capazes de facilitar a vida do cidadão.

Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação local.

 

Sala das Sessões, 4 de abril de 2012

 

 Deputada Ivana Bastos

 

 

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2024. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital