Proposições
Proposições
Proposições
Moção

MOÇÃO Nº 14.045/2012

Congratulações para com o município de Licínio de Almeida elo transcurso de seus 50 anos de emancipação política e administrativa, que ocorrerá em 12 de abril do corrente ano.

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!

 A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto regimental, externar os nossos VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para com o município de LICÍNIO DE ALMEIDA pelo transcurso de seus 50 anos de emancipação política e administrativa, que ocorrerá em 12 de abril do corrente ano.

Seguindo a mesma linha de criação dos diversos municípios de nosso sertão baiano, as terras onde está localizado o município de Licínio de Almeida foram desbravadas pelos Bandeirantes portugueses à procura de ouro e pedras preciosas.

O ponto de partida para a sua formação foi a Fazenda Gado Bravo, de propriedade da família Soares. Ali os trabalhadores que construíam a Rede Ferroviária Federal Leste Brasileiro na década de 40 formaram uma aglomeração, no mesmo local onde está edificada a atual sede do município.

 

Esse povoado foi elevado a distrito em 1953, através da Lei Estadual nº 628, já com o nome de Licínio de Almeida, em homenagem a Joaquim Souza Almeida, engenheiro da Rede Ferroviária Federal. Emancipou-se em 1962, com território desmembrado dos municípios de Urandi e Jacaraci, alcançando assim sua autonomia política a administrativa.

Sede da Mineração Urandi, exploradora do Minério de Manganês, Licínio de Almeida descobriu na década de 70 sua vocação voltada à produção mineral, o que elevou consideravelmente os índices de desenvolvimento econômico do município.

Com o passar dos anos, houve uma queda no setor mineral, principalmente com o fechamento da Mineração, principal vetor da economia local. Com isso, os gestores e a sociedade organizada tiveram que buscar novos instrumentos capazes de superar as dificuldades. O fortalecimento do comércio de bens e serviços e a abertura de novos acessos, como a estrada ligando a sede do município à Caculé, ajudaram a construir novas alternativas econômicas. Atualmente a gestão do prefeito Alan tem enfrentado uma grave seca que produz graves transtornos à população daquele município.

Dessa forma, parabenizamos a todos aqueles que residem e produzem em Licínio de Almeida, colocando sempre o nosso mandato à disposição para buscarmos juntos a melhoria da qualidade de vida desse povo hospitaleiro e trabalhador.   

Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores de Licínio de Almeida.

  

Sala das Sessões, 12 de abril de 2012

 

                                                                                                 Deputada Ivana Bastos

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2024. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital