Proposições
Proposições
Proposições
Moção

MOC/17.725/2015

Manifestar CONGRATULAÇÕES para como o município de CAETITÉ (BA) pela passagem de seus 205º aniversário de emancipação política e administrativa que ocorrida em 05 de abril de 2015.

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!

  Manifestar CONGRATULAÇÕES para como o município de CAETITÉ (BA) pela passagem de seus 205º aniversário de emancipação política e administrativa que ocorrida em 05 de abril de 2015.

A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Assembleia Legislativa, manifestar CONGRATULAÇÕES para como o município de CAETITÉ (BA) pela passagem de seus 205º aniversário de emancipação política e administrativa que ocorrida em 05 de abril de 2015. 
Sua história de fundação, além dos muitos contos sobre esse importante município baiano, já faz parte da historiografia baiana, dada sua importância econômica e, principalmente cultural, para o Estado.  As terras onde se localiza a sede do município de Caetité foram muito utilizada pelos tropeiros e pelos Portugues que exploravam as pedras preciosas nas minas do Rio de Contas e na Província de Jacobina. Ali era o ponto de descanso preferido dos aventureiros e negociantes, pois o local era de clima frio e água boa. 
Foi elevada a cidade em outubro de 1867, sendo esta data considerada por muitos anos como a data oficial de emancipação do município, quando alguns moradores e o poder público municipal passaram a investigar nos registros históricos da cidade a verdadeira emancipação que se deu em 1810. Caetité participou ativamente das lutas pela independência da Bahia. Até os dias atuais é bastante comemorado no município a Independência da Bahia, sendo uma das mais importantes datas para a população. 
Caetité, atualmente, é um dos símbolos mais fortes da cultura baiana, adquirido ao longo dos anos pela grande quantidade de pessoas ilustres que ali nasceram e ganharam o mundo, como Anísio Teixeira e Waldick Soriano. Na educação, o município ganhou fama nacional como a terra dos professores, pois ali foi a sede da Escola Normal que funcionou até meados do século XX, formando professoras em toda a Bahia e de diversos Estados Brasileiros.  
Na política já tivemos governadores, senadores, ministros e deputados. A destacar Cezar Zama, Rodrigues Lima, Paulo Souto e Anísio Teixeira. Portanto, a história e a memória dão respaldo a esta bela cidade para ser carinhosamente chamada de "Cidade Cultura", o que orgulha a população e toda a Bahia. 
 
Na economia, a prosperidade iniciada pelo urânio e agora pelo ferro, além do manganês, ametista, as obras avançadas da ferrovia Oeste-Leste - FIOL e a energia eólica têm levado ótimas perspectivas de crescimento econômico para a região. Sua população tem aumentado acima do nível normal, registrando um aumento de mais de cinco mil habitantes em dois anos. 
Assim sendo, é com orgulho que registramos mais um aniversário dessa importante e bela cidade nesta Casa Legislativa, que para nós é muito especial, e ainda por ter a possibilidade de poder representar sua população nesta Casa Legislativa. 
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara Municipal, -especialmente a vereadora Dra. Kelly e aos meios de Comunicação local.
Sala das Sessões, 6 de abril de 2015
Deputada Ivana Bastos
 
Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2024. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital