Proposições
Proposições
Proposições
Projeto de Resolução

PRS/2.416/2016

Dispõe sobre a Concessão "Post Mortem" da Comenda Dois de Julho ao Professor, Engenheiro e Ex-deputado Federal Vasco Azevedo Neto.

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!
Dispõe sobre a Concessão "Post Mortem" da Comenda Dois de Julho ao Professor, Engenheiro e Ex-deputado Federal Vasco Azevedo Neto.
 
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA
 
RESOLVE:
 
Art. 1º – Fica concedida "Post Mortem" a Comenda Dois de Julho ao Engenheiro Vasco  Neto.
 
Art. 2º – Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
 
Sala das Sessões, 3 de fevereiro de 2016
 
Deputada Ivana Bastos
 
 
 
 
JUSTIFICATIVA
 
No centenário de seu nascimento, a ser comemorado em 25 de fevereiro deste ano, e por indelével reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Bahia e ao Brasil, seja no âmbito econômico, social, cultural e político devemos ao engenheiro e professor Vasco Neto uma homenagem prestada por esta Casa a um homem que muito lutou e contribuiu com o país. 
 
Homem Público que sabia e exercia o verdadeiro significado do que é ser Homem Público, além de ser um profissional que marcará para sempre a nossa história nacional. 
 
Vasco Neto, formado engenheiro em 1939, fez de sua profissão o seu instrumento de luta em favor do desenvolvimento nacional. Saiu da faculdade e foi desbravar o nosso país, numa época em que a maioria absoluta da população era rural, residia em ambiente rústico, com acesso precário aos centros urbanos. 
 
Com isso, Vasco Neto construiu muitas estradas e ferrovias. Esse mineiro de Guaxupé, cidadão baiano para nossa honra, desenhou ainda no final dos anos 40 e início dos anos 50 a Ferrovia Oeste-Leste (FIOL). Seu sonho era a construção de uma ferrovia que interligasse toda a América Latina. Seu ideal de luta desenvolvimentista era levar dignidade ao povo e crescimento econômico para um país eminentemente rural. 
 
Iniciou sua carreira acadêmica como professor da Escola Politécnica da Bahia em 1956, se destacando como docente e como profissional. Foi livre docente em 1959, Professor Titular em 1964, fundador do Departamento de Transportes da Escola Politécnica em 1967. Consagrou sua bela e vitoriosa carreira como Professor Emérito da UFBA em 1997.  
 
Com forte vocação para atividade política, foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos entre os anos de 1970 e 1986, contribuindo de forma concreta para o desenvolvimento brasileiro. Na Câmara Federal atuou na Comissão de infraestrutura e em outras ligadas ao tema.  
Exemplo de homem público de rara inteligência e perspicácia não deixou nunca de lutar pelos seus ideais. E assim foi candidato pelo antigo PSN (Partido da Solidariedade Nacional), atual Partido Humanista da Solidariedade (PHS), sendo, aos 82 anos de idade, o mais velho a disputar o cargo de presidente. 
 
Assim foi Vasco Neto. Uma carreira profissional, acadêmica e política vitoriosas em todos os sentidos. Exemplo para futuras gerações de Homem Público, Engenheiro e Político de rara inteligência e de um amor retumbante pela engenharia e pelo seu país amado. 
 
Vasco nos deixou aos 94 anos, em 2010. Mas seu legado continua vivo e dando ótimos resultados. A conclusão de seu maior projeto que foi a Ferrovia Leste-Oeste já está em vias de conclusão. 
 
Portanto, é justo e imprescindível a concessão dessa homenagem póstuma a Vasco Neto, numa demonstração inequívoca de nossa gratidão e reconhecimento pelos relevantes serviços prestados por Vasco à Bahia e ao Brasil. 
 
Sala das Sessões, 3 de fevereiro de 2016
 
Deputada Ivana Bastos
 
 
 

 

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2024. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital