Proposições
Proposições
Proposições
Moção

MOÇÃO Nº 19.682/2016

A deputada que abaixo subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa, depois de ouvida a Mesa Diretora, externar as nossas CONGRATULAÇÕES para com o município de IGAPORÃ pela passagem do seu 55º aniversário de emancipação que ocorre, hoje, dia 01 de setembro.

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!
 
A deputada que abaixo subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa, depois de ouvida a Mesa Diretora, externar as nossas CONGRATULAÇÕES para com o município de IGAPORÃ pela passagem do seu 55º aniversário de emancipação que ocorre, hoje, dia 01 de setembro. 
 
Em 30 de dezembro de 1954, Igaporã foi emancipada pela Lei Estadual 638/54, porém uma decisão judicial do Tribunal de Justiça da Bahia tornava inconstitucional a Lei que deu autonomia ao município, reanexando seu território a Caetité. Após cinco anos, por força da Lei 2.308, de 01 de setembro de 1960, foi restaurada definitivamente a autonomia de Igaporã, devendo salientar a luta de Silêncio Fernandes, Manoel Azevedo, Dr. João Archanjo e José Antonio Fagundes. A data oficial de emancipação do município é o dia 1° de setembro de 1960, por força da lei n° 01/1985 de autoria do então vereador Lucílio Fagundes Neves. 
 
Igaporã é uma terra de gente hospitaleira e trabalhadora. O município tem sua economia baseada na agricultura familiar e de média escala, sendo grande produtor de algodão, milho e feijão. Na pecuária vem se consolidando como produtor de gado de corte e de leite. A criação de ovinos e caprinos vem registrando aumento de produção se tornando uma alternativa viável. Apesar de integrar de pertencer o Território de Identidade do Velho Chico, a população recorre aos municípios de Caetité e Guanambi como sedes dos principais serviços administrativos nos âmbitos estadual e federal. 
 
Aliado ao comércio e a agricultura como principais variáveis econômicas, Igaporã vem se consolidando no turismo sazonal, se tornando a "Capital do São Pedro" na região, o que eleva, nesse período, os níveis de emprego e renda da população. 
  
O nosso mandato vem orgulhosamente registrar os 56 anos de Igaporã e festejar a recuperação da BR-430, no trecho que liga a sede do município à Caetité, numa extensão de 45 quilômetros, luta que o nosso mandato incorporou e que envidamos todos os esforços para a execução daquela importante obra que finalmente está ocorrendo. 
 
Neste ano eleitoral, ressalto a parceria do nosso mandato com o ex-prefeito Neto que sempre lutou, liderando se forte grupo político, na busca por obras e serviços que melhoraram e que no futuro melhorarão a vida de seu povo. 
 
Dê-se ciência desta Moção ao ex-prefeito Newton Cotrim, conhecido como Neto, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação local. 
 
 
 
 
 
 
Sala das Sessões, 1 de setembro de 2016
 
 
Deputada Ivana Bastos
 
Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2024. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital