Proposições
Proposições
Proposições
Moção

MOÇÃO Nº 19.727/2016

A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA pela passagem do 95º aniversário de sua emancipação política que ocorrerá em 06 de outubro do corrente ano.

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!

 

 
A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA pela passagem do 95º aniversário de sua emancipação política que ocorrerá em 06 de outubro do corrente ano. 
 
O Português Antônio Guedes de Brito, cuja a família se estabeleceu na Bahia, no Século XVII, foi um dos maiores latifundiários do Brasil-Colônia. Na Bahia era proprietário de uma Sesmaria que compreendia uma área desde o rio Itapicuru até o Rio São Francisco. Portanto, a maioria dos municípios que hoje compõem a Serra Geral foi fundada a partir desta Sesmaria.  
 
Aliado a isso, a partir do Século XVIII, muitas bandeiras se embrenharam no Sertão para descobrir as riquezas das pedras preciosas. Em Livramento, a bandeira paulista de Sebastião Raposo subiu o rio das Contas Pequeno (rio Brumado) até as nascentes, onde, em decorrência da descoberta de ouro, surgiu a "Aldeia de Mato Grosso". Novas pepitas foram achadas rio abaixo, surgindo um assentamento humano no local da atual cidade de Livramento em 1715, onde foi construída uma capela de pau-a-pique pelos padres jesuítas sob a invocação de Nossa Senhora do Livramento, tradição portuguesa.  
 
Em 1868, a capela de Nossa Senhora do Livramento foi erigida à freguesia pela resolução n.º 1.004 de 16 de março, assinada pelo presidente da província da Bahia, José Bonifácio Nascente de Azambuja, sendo o primeiro vigário o cônego, doutor Tibério Severino Rio de Contas. Em 3 de julho de 1880, foi restaurada a vila com o nome de "Vila Nova do Brumado", porém não chegou a ser instalada. Somente em 26 de julho de 1921, pela Lei Estadual n.º 1.496, o distrito de Villa Velha foi desmembrado do município de Minas do Rio de Contas, emancipando-se administrativamente.  
 
O município começou a funcionar em 6 de outubro de 1921. Tomou a denominação de "Livramento" pela Lei Estadual n.º 1.612 de 21 de maio de 1923. Posteriormente denominou-se "Livramento do Brumado" pela Lei Estadual n.º 131 de 31 de dezembro de 1943. Em 14 de maio de 1966, pela Lei Estadual n.º 2.325, o governador Lomanto Júnior mudou o nome de Livramento do Brumado para "Livramento de Nossa Senhora", assinando-a em praça pública e publicando-a no Diário Oficial do Estado em 17 de maio de 1966.  
 
Sua economia vem sendo diversificada em diversas áreas, mas a produção de frutas, em áreas irrigadas, a cada dia se consolida mais, principalmente na produção de manga e maracujá, culturas voltadas à exportação. Cabe mencionar ainda o registro de produção de coco da Bahia que vem alcançando níveis muito bons, sendo uma alternativa a mais na composição econômica do município. 
 
O nosso mandato parlamentar tem atuado no município com o grupo político do ex-prefeito Carlão. Esse grupo tem trabalhado muito, buscando novas obras e serviços capazes de melhorar a qualidade de vida daquele povo trabalhador e hospitaleiro. E assim, com mais esse registro, gostaríamos de parabenizar os livramentenses, reafirmar a nossa disposição de continuar essa parceria forte, colocando o nosso mandato a inteira disposição de todos aqueles que moram e produzem nessa terra abençoada por Deus. 
 
Dê-se ciência desta Moção ao ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista, o nosso Carlão, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação locais. 
 
 
 
Sala das Sessões, 5 de outubro de 2016
 
 
Deputada Ivana Bastos
 
Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2024. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital