Proposições
Proposições
Proposições
Moção

MOÇÃO Nº 19.982/2017

A deputada que abaixo subscreve vem, na forma do disposto no Regimento interno desta Casa, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de Ibitiara (BA) que comemorará no dia 02 de março, 83 anos de emancipação política.

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!

 

 
 
MOÇÃO Nº 19.982/2017
 
 
A deputada que abaixo subscreve vem, na forma do disposto no Regimento interno desta Casa, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de Ibitiara (BA) que comemorará no dia 02 de março, 83 anos de emancipação política. 
 
Como a maioria dos municípios da Chapada Diamantina, Ibitiara foi fundada a partir das expedições dos Bandeirantes que desbravou toda a região em busca de ouro e pedras preciosas no final do Século XVIII. Inicialmente eles se fixaram num pequeno povoado que atribuiu o nome de Remédios, pois o local tinha água boa que jorrava da serra e oferecia bom descanso. 
 
O povoado de Remédios foi, posteriormente, elevado à condição de município sob a denominação de Remédios de Rio de Contas. Em 1925, a sede do município mudou-se para Bom Sucesso, arraial que crescia bastante depois da descoberta de jazida de ouro. Como o município, recém-criado, não tinha autonomia, foi incorporado nesta mesma época, ao município vizinho de Macaúbas.  
 
Em 02 de março de 1934, pelo Decreto nº 8.830, o município de Bom Sucesso teve sua autonomia restaurada, desanexando suas terras de Macaúbas. Em 1943, através do Decreto nº 141, de 31 de dezembro de 1943, a denominação de Bom Sucesso foi alterada para Ibitiara, nome indígena que significa Ibi = terra, tiara = áurea, ou seja, ouro, significando terra do ouro. 
 
O nome em tupi é a tradução daquele município de gente hospitaleira e trabalhadora, cidade agradável, localizada na Chapada Diamantina, região de preservação ambiental e de beleza natural singular. Sua economia é baseada na agricultura, pecuária e no comércio de bens e serviços. 
 
Colocamos sempre o nosso mandato á disposição do nosso grupo político, liderado pelos ex-prefeitos Hélio Menezes e Niltinho, nossos vereadores para juntos trilharmos caminhos para obtenção de novas obras e serviços capazes de melhorar a vida dos ibitiarenses. 
 
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação locais. 
 
 
 
 
 
Sala das Sessões, 21 de fevereiro de 2017
 
 
Deputada Ivana Bastos
 
Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2024. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital