A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno, manifestar PROFUNDO PESAR pelo falecimento do Monsenhor Antônio Raimundo dos Anjos, conhecido carinhosamente como Padre Raimundo, ocorrido no dia 16 de maio de 2017.
Nascido na cidade baiana de Nova Soure, ainda muito novo chegou a Caetité, como seminarista, onde se ordenou padre em 1962 e dali não se afastou jamais. Concluiu seus estudos teológicos e mais tarde se especializou em Psicologia na cidade de Roma, na Itália.
Na cidade, foi incansável na luta pela educação. Ainda muito novo foi professor de Psicologia no Instituto de Educação Anísio Teixeira. Foi diretor, fundador de cursos profissionalizantes, voltados aos mais carentes. Mas o seu principal legado foi um Campus da Universidade Estadual do Estado da Bahia, instalado na cidade de Caetité.
Iniciou essa luta com o Bispo da Diocese, Dom Eliseu. Inicialmente foi tudo muito difícil, a primeira sala foi cedida pelo Estado. A Diocese capitaneou o projeto todo, inclusive os custos, mitigados por convênios com prefeituras da região, que enviavam alunos param se graduarem no Curso de Letras. Atualmente, a Campus VI, da UNEB, comporta diversos cursos, com área própria e uma grande estrutura, fruto dos ideais do Padre Raimundo.
Na Diocese, Padre Raimundo foi um evangelizador, levando a palavra de Deus pelas paróquias da região. Em 1989, o Padre foi para Salvador, onde exerceu o cargo de Vice-Reitor da Uneb e mais tarde Reitor. Uma vida dedicada a Igreja e a educação.
Assim, nos despedimos desse grande educador e evangelizador que deixa um legado de paixão pela UNEB e pela igreja Católica e pelo nosso povo sofrido.
Dê-se ciência desta Moção ao Secretário de Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, ao reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, ao Campus VI da UNEB (Caetité), à Rádio Educadora Santana de Caetité e aos meios de Comunicação local.
Sala das Sessões, 18 de maio de 2017
Deputada Ivana Bastos