Proposições
Proposições
Proposições
Projeto de Lei

PROJETO DE LEI Nº 22.308/2017

Dispõe sobre a proibição de recolhimento, retenção ou apreensão do veículo pela identificacão do não pagamento do IPVA, imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!

 

 
Dispõe sobre a proibição de recolhimento, retenção ou apreensão do veículo pela identificacão do não pagamento do IPVA, imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. 
 
 
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA DECRETA: 
 
Art. 1° – Não haverá recolhimento, retenção ou apreensão do veículo pela identificação do não pagamento do IPVA, imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, exceto, se existir outra hipótese de recolhimento ou retenção prevista no artigo 233 da Lei Federal 9.503/97. 
 
Parágrafo único. O não pagamento do imposto, até as datas limites fixadas, sujeita o infrator exclusivamente às penalidades estabelecidas em Lei como multas, atualização monetária e acréscimos moratórios,  bem como a lavratura do competente auto de infração, por servidor do Estado com Poder de Polícia, a ser realizada no local onde se verificou o débito. 
 
Art. 2° – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. 
 
 
 
 
 
Sala das Sessões, 18 de maio de 2017
 
 
Deputada Ivana Bastos
 
 
JUSTIFICATIVA
 
A situação descrita no corpo do projeto e que ora buscamos normatizar seria o que se configura como conduta arbitrária e ilegal, por meio da apreensão de veículos com o intuito coercitivo de cobrança do tributo. Assim e, com base nos princípios constitucionais, justificamos inclusive o presente projeto como medida de combate a uma ilegalidade para melhor acomodar a  pretensão do Estado no particular. 
 
Confisco, ou confiscação, é o ato pelo qual se apreendem e se adjudicam ao fisco bens pertencentes a outrem, por ato administrativo ou por sentença judicial, fundados em lei. 
 
A Constituição Federal impõe o seguinte: 
 
“Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: 
 
...IV – utilizar tributo com efeito de confisco.” 
 
Dessa forma, percebemos que o princípio do não confisco diz que o Estado não pode utilizar os tributos para retirar os bens do cidadão e incorporá-los ao tesouro estadual, ou repassá-lo a outros. 
 
DAS SÚMULAS 70, 323 e 547 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL 
 
O STF já tratou dessa questão e impede de forma sumular, ou seja, quando demonstra o seu entendimento reiterado, que é inconstitucional o Estado apreender bens com o fim de receber tributos. 
 
SÚMULA 70: É inadmissível a interdição de estabelecimento como meio coercitivo para cobrança de tributo. 
 
SÚMULA 323: É inadmissível a apreensão de mercadorias como meio coercitivo para pagamento de tributos. 
 
 SÚMULA 547: Não é lícito à autoridade proibir que o contribuinte em débito adquira estampilhas, despache mercadorias nas alfândegas e exerça suas atividades profissionais. 
 
Pelas súmulas apresentadas, percebe-se que o entendimento do STF é totalmente contrário à blitz que apreende o veículo, por ser cabalmente inconstitucional. 
 
Mas ainda podemos enumerar diversos princípios constitucionais que são desrespeitados quando permitidos o confisco de veículo por atraso de tributo.  O DIREITO À PROPRIEDADE: A Constituição federal consagra o direito à propriedade, concedendo o poder ao cidadão: 
 
“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: 
 
XXII – é garantido o direito de propriedade.” 
 
DEVIDO PROCESSO LEGAL: Diz a Constituição “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: 
 
LIV- ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal.” 
 
O devido processo legal é aquele em que o cidadão tem o direito de apresentar sua defesa, e isto não ocorre por meio “blitz”, neste caso o veículo é sumariamente confiscado sem que o cidadão possa se defender.  
 
Sem dúvida que o  IPVA, imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um tributo sobre a propriedade de veículos sujeitos a registro e licenciamento, tem previsão constitucional e é cobrado anualmente pela Receita Estadual.  
 
Dessa forma, fica claro que o princípio do não confisco garante que o Estado não pode utilizar os tributos para retirar os bens do cidadão, e até mesmo o STF, como visto,  já tratou dessa questão, no sentido de considerar inconstitucional apreender bens com o fim de receber tributos. 
 
Observa-se que não há forma de se ilidir ou desafiar o Direito de Propriedade em razão do atraso no pagamento de Imposto, sobretudo, do IPVA. O Estado dispõe de meios coercitivos próprios e legítimos para cobrança de tributos, como é o caso da inscrição em dívida ativa e execução fiscal, sendo inadmissível o recolhimento do veículo para que o proprietário se veja obrigado e coagido em pagar o tributo.  
 
Se utilizarmos da comparação, seria a mesma situação se o Estado expulsasse os proprietários de uma residência por atraso no IPTU, ou ainda, de forma ainda mais esdruxula, seria como o recolhimento do veículo pelo não pagamento de multa, que também é um tributo. 
 
Por certo, o procedimento adequado para a cobrança em caso de inadimplemento de tributo, inclusive o IPVA, seria a notificação do contribuinte, instauração de procedimento administrativo fiscal, onde seria assegurado a ampla defesa e contraditório e em seguida, se esgotada a fase administrativa com a constituição definitiva do crédito tributário, a inclusão do débito em dívida ativa. 
 
De logo deve ser afastada qualquer ilação no sentido de que esta proposição pode vir a beneficiar atividades ilícitas relacionadas a propriedade do veículo. A hipótese de recolhimento ou retenção prevista no artigo 233 da Lei Federal 9.503/97 está plenamente preservada, ou seja deixar de efetuar o registro de veículo no prazo legal, junto ao órgão executivo de trânsito, quando ocorrerá a retenção do veículo para regularização.. 
 
De acordo com a Lei nº 1.179/17, que já foi publicada no Diário Oficial do Legislativo, "não haverá recolhimento, retenção ou apreensão do veículo pela identificação do não pagamento do imposto, exceto quando houver outra razão para o feito".  
 
A partir da análise supracitada, em uma leitura sistemática, evitando que a prática administrativa, mesmo que completamente equivocada, se torne cotidiana, não parece restar dúvidas sobre a inconstitucionalidade e o completo desamparo jurídico que existe no recolhimento do veículo pelo atraso no pagamento do Imposto sobre propriedade de Veículo Automotor. 
 
Por estas razões, aguardamos todo o apoio dos nobres colegas a presente iniciativa, por estar a medida de acordo com o pressupostos legais exigidos.   
 
 
 
Sala das Sessões, 18 de maio de 2017
 
 
                                             Deputada Ivana Bastos
 
 
 
 
Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2024. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital