Proposições
Proposições
Proposições
Moção

MOC/23.945/2020

Moção de Congratulações para com o município de GUANAMBI (BA), pelos seus 101 anos de emancipação política e administrativa, a serem completados no dia 14 de agosto de 2020.

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!

  

MOÇÃO  Nº  23.945/2020

 

A deputada que esta subscreve vem, na forma disciplinada pelo Regimento Interno desta Casa, após a aprovação da Mesa Diretora, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de GUANAMBI (BA), pelos seus 101 anos de emancipação política e administrativa, a serem completados no dia 14 de agosto de 2020.

 

A partir de um ponto para descanso dos tropeiros no Século XIX, nas proximidades do Riacho Belém, desenvolveu-se um comércio local e uma feira que deu grande impulso à formação do arraial que hoje é sede de nossa Guanambi.

 

Em 1870, quando o arraial de Bela Flor já se encontrava em desenvolvimento, durante uma missão católica no local, o fazendeiro Joaquim Dias Guimarães doou o terreno para a construção de uma igreja. O arraial foi constituído inicialmente das famílias de João Pereira de Castro, José Pereira da Silva Castro, Gasparino Pereira da Costa, João Dias Guimarães, Inocêncio Pereira de Oliveira e muitos outros, que intensificaram a exploração da agricultura e da pecuária na região.

 

Em 23 de junho de 1880, a lei provincial nº. 1797 criou o Distrito de Paz de Bela Flor, pertencente ao município de Palmas de Monte Alto. Em 14 de agosto de 1919, através da Lei Estadual nº 1.364, o distrito de Bela Flor foi elevado à categoria de município, com a denominação de Guanambi, desmembrado de Palmas de Monte Alto, sendo instalado em 1 de janeiro de 1920.

 

Guanambi é minha terra querida, onde resido e onde dedico muitas lutas em diversas frentes, com o único propósito de alcançarmos o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida, para os mais de 80 mil moradores de nossa Beija-flor do Sertão.

 

No setor econômico e social, o município de Guanambi apresentou dois momentos distintos no Século XX. O primeiro deles foi o crescimento vertiginoso de suas bases econômicas, nas décadas de 70 e 80, fincadas na monocultura do algodão. O segundo momento e o mais traumático foram os efeitos causados pela praga do bicudo que dizimou as lavouras algodoeira da região, causando graves transtornos na economia e por ricochete em diversas outras frentes como o comércio de bens e serviços e no setor social.

 

No início dos anos 2000, Guanambi teve que se reinventar e criar alternativas capazes de suprir a perda da lavoura de algodão. Além da diversificação das culturas plantadas, houve uma maior atenção no desenvolvimento do comércio local. Além disso, os governos estaduais passaram a priorizar ações regionais em pólos como Guanambi.

 

Ali buscamos e já entregamos diversos novos serviços e obras para o nosso povo. A implantação da Ronda Maria da Penha, a Policlínica, o Posto do Sac, as obras do Aeroporto, a ampliação da oferta de água na zona rural, o desenvolvimento de Ceraíma como polo de irrigação, a pavimentação da estrada até este distrito são algumas das muitas ações de nosso mandato que estão melhorando nossa economia e a vida de nosso povo.

 

A nossa maior bandeira que estamos próximos de conseguir é o termino das obras da Fiol-Ferrovia Oeste Leste, que logo, logo irá permitir sua utilização como poderoso instrumento para nossa produção mineral e dos produtos agrícolas.

 

No município temos um consolidada e importante parceria política com o prefeito Jairo Magalhães, com o deputado federal Charles Fernandes, além do vice-prefeito Hugo Costa, ex-secretário de Cultura Paulo Costa e tantos outros valorosos companheiros, buscando sempre novas obras e unindo forças para ampliar nossa capacidade de atendimento das demandas de nosso povo.

 

Assim, com muita alegria e orgulho de representar minha terra nesta Assembleia registro mais um aniversário desse importante município para a Bahia e especialmente para o nosso mandato parlamentar.

 

Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores, ao deputado Federal, Charles Fernandes, e aos meios de comunicação locais.

 

Sala das Sessões, 12 de agosto de 2020.

 

IVANA BASTOS

 Deputada Estadual – PSD 

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2024. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital