Proposições
Proposições
Proposições
Moção

MOC/23.946/2020

Moção de Congratulações para com o município de RIACHO DE SANTANA pela passagem dos seus 142 anos de emancipação política e administrativa, a serem completados no próximo dia 13 de agosto de 2020.

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!

 MOÇÃO  Nº  23.946/2020

 

A deputada que esta subscreve vem, na forma disciplinada pelo Regimento Interno desta Casa, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de RIACHO DE SANTANA pela passagem dos seus 142 anos de emancipação política e administrativa, a serem completados no próximo dia 13 de agosto de 2020.

 

Os registros históricos de fundação de Riacho de Santana, encontram muitas semelhanças com a formação dos municípios da Serra Geral. Originalmente povoada pelos índios Canindés, teve suas primeiras incursões de homens brancos catalogadas no século XVII, quando o Sargento-mor José Velasquez Santiago, em 1695, adentrou naquelas matas em busca de riquezas minerais. No início do século XVIII, o bandeirante paulista Belchior Dias, apelidado pelos índios de “Muribeca”, supõe ter descoberto em nossa região minas de ouro e prata, o que impulsionou vários aventureiros a se arriscarem pelo sertão em busca das mencionadas reservas.

 

Mas o que definiu a formação do então Arrraial, foi a mina de Salitre que foi de grande importância para Riacho de Santana em todos os aspectos. A mesma acabou por atrair comerciantes e trabalhadores de todas as partes em busca de novas oportunidades de negócios e empregos.

 

Anexado a Palmas de Montes, em 1861, com a lei provincial de número 871 de 12 de setembro, o arraial foi elevado à categoria de freguesia. Em 13 de agosto de 1878, foi criado o município de Riacho de Santana, data em que foi assinada a lei provincial de número 1826, desmembrando-se de Palmas de Monte Alto.

 

Economicamente o município está calcado na produção agrícola, na pecuária e no comércio de bens e serviços, registrando plantações de pequena e média produção de feijão, arroz e milho.

 

O nosso mandato parlamentar tem uma forte e duradoura parceira com o prefeito Alan Vieira e seu grupo político, desenvolvendo e implementado grandes obras e novos serviços para a população. Entregamos, no final do ano passado, uma ambulância, fruto de nossa emenda parlamentar, além de pavimentações de ruas e ampliação da oferta de água na zona rural.

 

Juntos ainda temos muito trabalho à frente, quando iremos colher os resultados de nossa luta, reconhecida pela população.

 

Nessa certeza, registramos mais um aniversário desse importante município baiano de povo trabalhador e hospitaleiro, reafirmando sempre a nossa disposição de nos manter firmes no propósito de ampliar o nosso trabalho em favor, principalmente, dos que ainda residem em áreas de risco social elevado.

 

Dê-se ciência desta Moção ao prefeito Alan Vieira, à Câmara Municipal e aos meios de comunicação locais.

 

Sala das Sessões, 12 de agosto de 2020.

 

 

IVANA BASTOS

 Deputada Estadual – PSD 

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2024. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital