Proposições
Proposições
Proposições
Moção

MOC/23.953/2020

Moção de Congratulações para com o município de CARINHANHA (BA) pelo transcurso de seus 111 anos de emancipação política e administrativa, ocorrida em 17 de agosto de 1909.

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!

 MOÇÃO  Nº  23.953/2020

 

A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa, manifestar nossas CONGRATULAÇÕES para com o município de CARINHANHA (BA) pelo transcurso de seus 111 anos de emancipação política e administrativa, ocorrida em 17 de agosto de 1909.

 

As primeiras incursões registradas naquelas terras, datam de 1712, quando, muito provavelmente o famoso bandeirante Manuel Nunes Viana, vencedor dos paulistas, na Guerra dos Emboabas, em busca do rio das Velhas, atingiu a margem esquerda do rio São Francisco e indo para o sul atravessou o mesmo na confluência com o rio Carinhanha ou Carunhenha. Ali, o bandeirante fixou base para suas conquistas, local que posteriormente veio a ser o centro de intercâmbio entre a Bahia e o estado de Minas Gerais.

 

Em 1832, através do Decreto de 20 de abril desse mesmo ano, o "julgado" de São José de Carinhanha, pertencente à comarca do Rio São Francisco foi elevado à categoria de vila, sendo criado também o município, com território desanexado do território de Barra do Rio Grande. A administração municipal foi inaugurada a 22 de maio de 1834. Sua sede recebeu foros de cidade pela Lei Estadual nº 762, de 17 de agosto de 1909.

 

Localizado na margem esquerda do Rio São Francisco, o município de Carinhanha pertence tanto a microrregião de Guanambi, quanto a de Bom Jesus da Lapa, sendo esses dois centros tidos como referência para a população local que busca as sedes dos serviços administrativos tanto do Estado da Bahia, quanto do Governo Federal.

 

Economicamente, Carinhanha tem grande importância no comércio de bens e serviços e na produção agrícola regional, principalmente a de frutas irrigadas que vem registrando aumentos anuais neste cultivo.

 

No município, atuamos politicamente junto com o grupo do ex-prefeito Paulo da Yonara que vem trabalhando sempre em favor dos carinhanhenses, principalmente daqueles que ainda residem em áreas de risco social elevado.

 

Assim, registramos mais um aniversário desse importante município baiano de gente trabalhadora e hospitaleira, reafirmando sempre a nossa disposição em continuar contribuindo pelo desenvolvimento socioeconômico de Carinhanha e da região que representamos com muita responsabilidade nesta Assembleia.

 

Dê-se ciência desta Moção ao ex-prefeito Paulo da Yonara, à Câmara Municipal de Vereadores e aos meios de comunicação locais.

 

Sala das Sessões, 17 de agosto de 2020.

 

 

IVANA BASTOS

Deputada Estadual – PSD 

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2024. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital