Proposições
Proposições
Proposições
Moção

MOC/23.984/2020

Moção de Congratulações para com o município de IGAPORÃ(BA) pelos 60 anos de sua emancipação, comemorada em 01 de setembro.

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!

  

MOÇÃO  Nº 23.984/2020

 

A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de IGAPORÃ(BA) pelos 60 anos de sua emancipação, comemorada em 01 de setembro.

 

Registros históricos indicam que o município de Igaporã formou-se a partir da Fazenda Santo Antônio, de propriedade de Bernardo de Brito e sua família que habitaram a Casa de Pedra. A família Pimenta de Azevedo também se estabeleceu naquelas terras.  Em 1884, o então Arraial de Bonito elevou-se à categoria de Villa, alterando seu topônimo para Igaporã em 1º de Janeiro de 1944, por força do decreto nº 12.978.

 

A história da emancipação desse importante município baiano tem dois momentos distintos. O primeiro ocorreu em 30 de dezembro de 1954, quando o então distrito de Caetité foi emancipado pela lei de nº 638. Porém em 07 de Fevereiro de 1958, por uma decisão judicial, sua emancipação foi considerada inconstitucional, restaurando sua condição de distrito.

 

Mas em 01 de setembro de 1960, a Lei Estadual nº 2308, emancipa novamente o distrito, restaurando sua independência, desanexando suas terras do município de Caetité

 

Economicamente, Igaporã tem na agricultura familiar e de média produção os seus principais vetores de desenvolvimento. Alia-se a isso o comércio de bens e serviços. A produção de milho, feijão e algodão, a pecuária de corte e leiteira tem registrado aumentos a cada ano, o que revigora e sedimenta a possibilidade de criação de novos postos de trabalho e aumento da renda dos igaporaenses.

 

 

 

Politicamente atuamos com o grupo do ex-prefeito Neto que tem demonstrado amor desmedido por sua terra, empreendendo todos os esforços para levar novas obras e serviços que possam melhorar a qualidade de vida de seu povo.

 

Assim, registramos mais um aniversário dessa terra que tenho orgulho e grande responsabilidade de representar nesta Assembleia Legislativa. Aproveitamos este instrumento legislativo para reafirmar o nosso desejo de continuar contribuindo com nossos esforços de incorporar os anseios e demandas dos igaporaenses.

 

Dê-se ciência desta Moção ao ex-prefeito Neto, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação locais.

 

Sala das Sessões, 01 de setembro de 2020.

 

 

IVANA BASTOS- Deputada Estadual PSD  

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2024. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital